PRB Mulher promove ações de conscientização sobre o câncer de mama no Estado do Rio
O PRB Mulher do Estado do Rio de Janeiro finalizou as ações de conscientização sobre o câncer de mama, neste último sábado (30/10), com uma palestra promovida pelo PRB Mulher Nova Iguaçu, por iniciativa da coordenadora Maria da Glória Silva. “A saúde da mulher é um tema muito importante para nós. Queremos incentivar as mulheres para que elas façam seus exames regularmente”.
No mesmo dia, o PRB Mulher Magé e o PRB Mulher São Pedro d’Aldeia fizeram caminhadas. “Nosso objetivo é chamar a atenção para esta causa tão importante”, disse a coordenadora do PRB Mulher Magé, Ana Paula Moraes Martins Curi. Para a coordenadora do PRB Mulher São Pedro d’Aldeia, Kelly de Oliveira Rocha, a mobilização dá visibilidade ao grupo. “Levamos informação e mostramos que nossas mulheres estão atentas à questão da saúde”.
Na quinta-feira (29/10), o PRB Mulher Rio de Janeiro (PRB Mulher-RJ) organizou um chá com as mulheres para debater o tema. “A conscientização sobre a doença é tão essencial quanto o incentivo para que as cariocas cobrem mais investimentos do Poder Público”, afirmou a coordenadora do PRB Mulher RJ, Eliana Ovalle. Segundo a coordenadora do PRB Estadual Mulher-RJ, vereadora Tânia Bastos, os movimentos fortalecem a legenda em todo o Estado. “Estas ações retratam a força da mulher republicana e a seriedade do nosso. Estamos acompanhando todos os assuntos relacionados às mulheres e não vamos parar por aí. Sempre que precisar, nós iremos às ruas lutar por melhorias e pelos nossos direitos”, concluiu.
Durante o mês de outubro, as republicanas vestiram a cor rosa, que é símbolo da luta contra a doença, e foram às ruas. Em Cabo Frio, a coordenadora, Alexandra Codeço, promoveu uma grande caminhada pela Avenida Litorânea. “Distribuímos panfletos, conversamos com as mulheres sobre a importância de realizar o diagnóstico precoce e soltamos balões no fim do trajeto”, disse.
A coordenadora do PRB Mulher Angra dos Reis, Silvia Praxedes, também reuniu as mulheres da região. “Não podemos ficar paradas. Precisamos conscientizar as mulheres que o câncer tem tratamento e quanto mais cedo é descoberto, melhor”, afirmou.
Já a coordenadora de Queimados, Rita Luzia, e a sua equipe distribuíram laços rosa. “Nosso Município também abraça esta causa. Sabemos que a informação salva vidas”, comentou.
Em Campos, homens e mulheres vestiram a camiseta Sou vitoriosa e caminharam pelas ruas da cidade. “Quando uma mulher descobre o câncer, toda sua família é impactada com a notícia, por isso, nossa passeata é marcada por esta inclusão”, afirmou a coordenadora do local, Samanta Barroso.
A coordenadora de Paraty, Lucimar de Oliveira, colocou uma barraca na rua para lembrar a importância da mamografia. “As mulheres devem observar os seios, fazer os exames necessários e qualquer alteração, elas devem procurar ajuda médica”, ressaltou. Paty de Alferes também fez a sua parte. A coordenadora, Ana Ribeiro, destacou a união das mulheres nesta campanha. “Percorremos as ruas com cartazes e tivemos uma receptividade muito boa. Este assunto sensibiliza todas as mulheres”, comentou.