Roberto Sales defende padronização de fogões a gás
Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) defende a padronização de fogões no Brasil para que o consumidor possa optar entre a utilização ou não de gás encanado. O republicano enviou a Indicação nº 1170/2015 ao Ministério da Indústria e Comércio.
“A maioria dos fabricantes de fogões produzidos no país somente têm oferecido tais produtos com a opção de utilizarem o abastecimento mediante gás encanado, não oferecendo ao consumidor outra opção para utilização de botijões de gás”, observa o deputado.
Sales destaca que o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial publicou em 2002 a Portaria nº 73, na qual tornou compulsória a etiquetagem de fogões e fornos e gás. Dentre os benefícios alcançados, destacam-se a redução do consumo médio de gás e o aumento da segurança do consumidor.
No entanto, o deputado do PRB destaca que “é necessário rever a norma com o objetivo de também obrigar os fabricantes de fogões a oferecerem mecanismos de abastecimento, mediante botijões de gás aos consumidores, mantendo a mesma segurança assegurada pela Portaria”.
Roberto Sales completa: “A medida vai ao encontro do real poder aquisitivo da expressiva maioria da população brasileira, que, infelizmente, ainda não pode ser beneficiada pelo fornecimento, certamente mais seguro, do gás encanado em suas residências”, disse.
Texto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales
Edição: Laize Andrade / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Roberto Ribeiro / Ascom – Liderança do PRB