Ossesio Silva empossa nova secretária estadual do Republicanos 60+ no Rio de Janeiro
Em meio às ações do Junho Violeta, campanha dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa, o Republicanos Rio de Janeiro promoveu um encontro para debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento da população e à proteção dos idosos. Durante o evento, foi realizada a posse da nova secretária estadual do Republicanos 60+ no estado, Catia Cruz, além da Executiva Estadual do movimento.
A cerimônia reuniu lideranças políticas, especialistas e representantes da sociedade civil. Estiveram presentes o deputado federal e secretário nacional do Republicanos 60+, Ossesio Silva (Republicanos-PE); o presidente estadual do Republicanos Rio, Luis Carlos Gomes; os deputados estaduais Tia Ju e Carlos Macedo; e os vereadores Tânia Bastos e João Mendes de Jesus, atual secretário especial de Inclusão do Município do Rio de Janeiro.
“Hoje temos a honra de participar desta cerimônia, que representa mais um importante passo no fortalecimento do Republicanos 60+ e reafirma nosso compromisso com a construção de uma sociedade que respeite, valorize e promova a dignidade, a participação e os direitos das pessoas idosas. Catia Cruz assume essa missão por indicação do presidente Luis Carlos Gomes, e a presença de tantas lideranças demonstra a força que esse movimento já possui no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Ossesio Silva.
Brasil envelhece e amplia desafios para as políticas públicas
O envelhecimento da população brasileira impõe novos desafios ao poder público. Atualmente, o país possui cerca de 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, grupo que representa aproximadamente 16% da população.
Para o presidente estadual do Republicanos Rio, Luis Carlos Gomes, esse cenário exige ações permanentes voltadas à promoção da dignidade e da qualidade de vida dos idosos.
“Precisamos avançar na construção de políticas públicas que garantam respeito, saúde, segurança e dignidade à população idosa. O Republicanos 60+ nasce tem esse compromisso: incentivar o debate, acompanhar a implementação dessas políticas e defender iniciativas que assegurem mais qualidade de vida para quem tanto contribuiu com a nossa sociedade. Parabenizo a secretária estadual Catia Cruz, o secretário municipal Robert Barboza e toda a Executiva. Contem comigo nessa missão”, destacou.
O deputado estadual Carlos Macedo ressaltou que o envelhecimento da população exige o envolvimento de toda a sociedade.
“Este foi um momento importante para reunir diferentes setores em torno de soluções que tornem nossas cidades mais inclusivas. Pessoas idosas e pessoas com deficiência precisam encontrar espaços públicos e privados acessíveis, capazes de garantir autonomia, segurança e qualidade de vida.”
Nova Executiva Estadual

Tomaram posse:
- Secretária Estadual: Catia Cruz;
- Secretária-Executiva: Ana Paula Fonseca Serafim Motta;
- Primeira-secretária: Helena Monteiro;
- Segundo-secretário: Robert Barboza;
- Tesoureira: Andreza Fonseca da Cruz Silva Quadros;
- Primeiro vogal: Bruno da Silva Nascimento.
Ao encerrar a cerimônia, Catia Cruz agradeceu a confiança e destacou o compromisso da nova gestão.

“Recebo esta missão com alegria, humildade e senso de responsabilidade. Cuidar da pessoa idosa é um compromisso de toda a sociedade. Vamos trabalhar pela ampliação de políticas públicas, pela defesa da saúde, da segurança e da dignidade, sempre reconhecendo que cada idoso possui uma trajetória e necessidades próprias. Conto com o apoio de todos para construirmos esse trabalho em conjunto.”
Ascom Republicanos Rio de Janeiro





