Barra Mansa ganha Coordenadoria do Cimento Social
O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, assinou nesta terça-feira, dia 26, a lei municipal que cria a Coordenadoria do Cimento Social. O objetivo do novo órgão é atrair verbas federais para o município, por meio de emendas parlamentares, para serem aplicadas no projeto Cimento Social, criado em 2007 pelo atual ministro Marcelo Crivella. Participaram do ato sanção da lei vereadores, secretários, servidores municipais e representantes de associações de moradores.
O vice-prefeito, Jorge Costa, assumiu a coordenadoria sem ônus à prefeitura. “Esse projeto é extremamente importante para o município. É mais que um projeto de moradia, é um projeto de dignidade. A coordenadoria foi criada para a busca de recursos e tenho certeza que vamos conseguir trazê-los, pois, infelizmente, ainda temos no município pessoas que vivem em estado de extrema pobreza”, explicou Jorge Costa.
De acordo com a secretaria municipal de Habitação e Interesse Social, cerca de sete mil famílias em Barra Mansa fazem parte da estatística de déficit habitacional. “Nem todas essas famílias se encaixam neste programa do governo federal, mas mesmo assim o Cimento Social veio para somar. Já estamos buscando diminuir o déficit por meio de programas como o ‘Minha Casa, Minha Vida’ e o Cimento Social vai, justamente, atender aos mais necessitados e de forma mais rápida, o que é melhor”, afirmou o secretário municipal de Habitação, Juarez Magalhães.
O coordenador regional do programa Cimento Social, Mário Esteves, participou do evento e garantiu apoio ao município. “Já temos atuação em Barra do Piraí e Barra Mansa está dando o primeiro passo. Estou aqui para reafirmar o compromisso do ministro com o projeto e com a cidade”, salientou Mário. Durante o evento, que teve exibição de um vídeo explicativo sobre o programa, o prefeito Jonas Marins falou sobre a necessidade de implementação de programas como este.
“O Cimento Social é um programa voltado para a população que mais precisa de auxílio. É para pessoas que vivem em condições insalubres ou que perderam tudo. Desde quando fui apresentado ao projeto, fiquei interessado em garantir a realização do mesmo em Barra Mansa”, comentou o prefeito.
Cimento Social – É um programa de habitação popular idealizado com o objetivo de oferecer moradias mais dignas à famílias que vivem em situação precária ou que tenham perdido a moradia em situações de desastre. As casas possuem 60 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, com sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área social, e são entregues totalmente mobiliadas.
Fotos: Sergio Fortuna