Deputado Jorge Braz alerta para ciladas da Black Friday
A Black Friday tão esperada pode ser uma grande cilada, se o consumidor não estiver atento. O deputado federal Jorge Braz (Republicanos-RJ) preparou algumas dicas para que o cliente não seja lesado durante as compras. Membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, o deputado, que já presidiu a CDC e o Procon Carioca, alerta para o engano do “pela metade do dobro”. “É uma prática de muitos comerciantes que dobram os preços de alguns produtos e na, Black Friday, os reduzem à metade. Ou seja, o cliente pensa que está tendo desconto de 50%, mas, na verdade, o preço está voltando ao normal. Por isso, o consumidor deve pesquisar os preços bem antes da Black Friday para não cair nesse engodo”, diz Jorge Braz.
Dicas do deputado Jorge Braz para a Black Friday
- Pesquise os preços dos produtos bem antes da Black Friday para se certificar de que o desconto é real.
- Evite sites desconhecidos, mas, caso escolha um desses, procure, na página, o CNPJ e o endereço físico da empresa. E, antes de efetuar a compra, busque informações sobre a loja nos sites de reclamações.
- Cuidado com sites com nomes parecidos. Fraudadores às vezes acrescentam uma letra ao nome de site conhecido para ludibriar o consumidor.
- Se a compra for pela internet ou por qualquer meio fora das lojas físicas, você tem até sete dias, a partir da chegada do produto, para desistir da compra, tendo o dinheiro de volta, ou fazer a troca.
- Verifique se a compra é internacional, pois poderá ter que pagar tributos de importação.
- Confira todos os seus dados e especificações do produto, a política de troca, valor do frete e prazo de entrega.
- Nas lojas físicas, o direito à troca só é assegurado em caso de defeito da mercadoria. Mas muitos lojistas fazem a troca mesmo de produtos sem defeito para fidelizar o cliente. No caso de bens duráveis com defeito, como eletrodomésticos e brinquedos por exemplo, você tem até 90 dias para pedir a troca. Já para produtos não duráveis, como alimentos, o prazo é de 30 dias.
- Em caso de defeito, o fornecedor terá até 30 dias, a partir da data da reclamação, para solucionar o problema. Depois disso, se o produto continuar apresentando falha no funcionamento, o consumidor poderá escolher entre trocá-lo por outro equivalente ou ter o dinheiro da compra de volta.
- Exija e guarde a Nota Fiscal. Ela é a prova do lugar e da data em que o produto foi comprado. Se tiver algum defeito, é a maneira de provar que o produto foi comprado naquele estabelecimento comercial.
- Verifique se você, realmente, precisa do produto ou está comprando só por causa da promoção, se endividando com liquidações.