Senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) vai assumir Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro
O senador Eduardo Lopes (PRB) agradeceu ao governador eleito, Wilson Witzel (PSC), pela escolha de seu nome ao cargo de secretário de Agricultura no estado:
“Foi com muita honra que recebi a notícia do nosso governador Wilson Witzel da confirmação de meu nome como o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro. Fico muito grato pela confiança a mim depositada. Vamos, juntos, trabalhar em prol do desenvolvimento econômico do nosso estado”.
Eduardo Lopes foi deputado federal entre 2007 e 2011; ocupou o cargo de senador entre 2012 e 2018; assumiu o Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2014; e irá ocupar a Secretária de Agricultura na próxima gestão, de 2019 a 2022.
Para ele, será importante fomentar a agricultura e dar atenção especial à pequena e média propriedade:
“A agricultura, atualmente, é a base do desenvolvimento para o interior do estado. Contudo, representa menos de 0,5% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). Nossa meta é aumentar essa participação, com especial atenção, ao desenvolvimento da pequena e média propriedade, e ao fomento da agricultura para o abastecimento interno do Estado do Rio de Janeiro”.
Eduardo Lopes lembrou que o Rio é um estado com vocação para a pesca devido à extensão da costa fluminense:
“Somos um estado com uma longa costa pesqueira e enorme potencial de aumento da produção, com grande potencial de aquicultura. Vamos potencializar e oferecer condições de suporte técnico e de assistência para que alcancemos este resultado que tanto desejamos”.
O futuro secretário de Agricultura do estado destacou também a questão do investimento e da maior atenção ao abastecimento no Rio de Janeiro:
“Precisamos modernizar e recuperar a infraestrutura na questão do abastecimento em todo o estado, por meio de investimentos em parcerias e com a participação privada, garantindo que haja o adequado escoamento da produção de maneira segura e com menores custos”.
Segundo Eduardo Lopes, pontos fundamentais a ser tratados em sua gestão serão sobre o acesso agrícola, os investimentos no agronegócio e sobre toda a produção rural do estado:
“Dentre os desafios imediatos, quero destacar a assistência técnica para a ampliação do acesso ao crédito agrícola disponível; a aproximação da pesquisa acadêmica às cadeias produtivas do agronegócio; e a reorganização na maneira como é prestada a assistência técnica aos produtores”.
Ascom PRB Rio de Janeiro.