Outubro Rosa: campanha de prevenção ao câncer de mama
Este mês é especial, pois marca o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O objetivo da campanha é estimular a participação da população, empresas e entidades na luta contra o câncer.
Neste período, monumentos, prédios públicos, entre outros, são iluminados na cor rosa a fim de chamar atenção para a iniciativa. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro participa desde 2012, quando fui procurada pela Fundação Laço Rosa, para que a Casa do Povo fosse inserida nesta mobilização tão importante, e este ano não foi diferente.
Como presidente da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara do Rio de Janeiro, não só solicitei que o Palácio Pedro Ernesto fosse iluminado como também presidi a audiência pública “Mamografia aos 40 anos: um direito de toda a mulher brasileira”.
O tema foi debatido com as presenças ilustres do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Ruffo de Freitas Junior; do representante do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, Dr. Ronaldo Corrêa; da representante do Ministério da Saúde, Therezinha Sanfim Cardoso, e do nosso secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz; que anunciou a elaboração de uma resolução para que a rede privada de saúde inclua seus dados no SisMama e SisÚtero, a meta de aumentar o acesso à mamografia em 60 unidades até 2016 e transformar o Rio de Janeiro em cidade referência na prevenção ao câncer.
É fundamental esta interação entre o Poder Público e a sociedade civil organizada em busca de melhores serviços. A prevenção ainda é melhor maneira de ajudarmos a reduzir as estatísticas alarmantes.
Sete mulheres, por hora, morrem de câncer. São 57 mil novos casos por ano e 35 mortes por dia. Infelizmente, o Rio de Janeiro está acima da média. Mas podemos mudar este cenário. Basta investir na conscientização da população.
Faça a sua parte. Realize o autoexame da mama e procure seu médico. Compartilhe esta ideia e declare seu amor por você mesma.
Vereadora Tânia Bastos
Presidente da Comissão Permanente de Defesa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro