No Rio de Janeiro, Republicanos elege mulheres em vários municípios do estado
A presença das mulheres na política é essencial para garantir a representatividade que reflita toda a sociedade. A participação feminina enriquece o debate, trazendo visões diversas e promovendo políticas públicas que atendam a demandas que muitas vezes são negligenciadas. Nas eleições municipais, no estado do Rio de Janeiro, nove mulheres foram eleitas vereadoras em sete cidades, Alessandra Freire foi eleita prefeita pelo município de Miracema e Lílian Carneiro, vice-prefeita por São José do Ubá.
Tania Bastos, eleita para o quinto mandato como vereadora do Rio de Janeiro e secretária estadual do Mulheres Republicanas, enfatiza a importância dessa representatividade:
“Lutamos, fazemos movimentos com as bases femininas, para que participem do pleito eleitoral. As nossas pautas não podem ficar sem representatividade e sem serem discutidas por nós, mulheres. Só nós sabemos as dificuldades, principalmente quando se trata da igualdade entre homens e mulheres na questão da empregabilidade, salários, entre outros motivos”.
A diversidade de perfis das vereadoras eleitas pelo Republicanos reforça o papel transformador que a mulher pode desempenhar na política local.
Alessandra Freire, prefeita eleita por Miracema (Noroeste Fluminense) atribuiu a vitória ao apoio incondicional recebido pela equipe, família e amigos: “Foi uma campanha bonita, com momentos desgastantes, mas, com o apoio recebido, mantive-me de pé. Almejo dar aos miracemenses a oportunidade de desenvolvimento. Desejo buscar a identidade de Miracema e organizar o que está fora do lugar. Ter uma saúde e educação pública de qualidade e, principalmente, almejo oportunidades de emprego”, destacou.
Eleita na capital, a estreante Gigi Castilho tem propostas voltadas para políticas sociais. A vitória da candidata sinaliza o fortalecimento de lideranças femininas em uma das regiões mais importantes do estado, a Zona Oeste.
O Republicanos teve nove mulheres eleitas em diferentes municípios:
Jô da Saúde – eleita em Armação dos Búzios (Região dos Lagos);
Dra. Mayara Rezende – eleita em Macaé (Região Norte-Fluminense);
Tia Karla – eleita em Nova Friburgo (Região Serrana);
Tia Norma – eleita em Paraíba do Sul (Centro-Sul Fluminense);
Marcela – eleita em Quatis (Região Sul Fluminense);
Tania Bastos – eleita na capital;
Gigi Castilho – eleita na capital;
Cida do Tavinho – eleita em São José de Ubá (Região Noroeste Fluminense);
Professora Amanda – eleita em Teresópolis (Região Serrana).
A eleição dessas nove vereadoras é um sinal de avanço, mas também um lembrete de que ainda há um longo caminho a ser percorrido. O Republicanos continuará promovendo essa inclusão, que contribui para a construção de uma democracia mais diversa e representativa.