Lei incentiva empresas a promoverem palestras sobre etarismo
Empresas de grande porte, com mais de cem funcionários, poderão promover, anualmente, palestras sobre etarismo. A iniciativa é resultado da Lei 10.546/24, de autoria do deputado Luiz Cláudio Ribeiro (Republicanos), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo na última sexta-feira (25/10).
Etarismo refere-se à discriminação e ao preconceito em função da idade. Para cumprir a nova legislação, as empresas poderão firmar parcerias com universidades públicas e organizações da sociedade civil. Os custos das palestras deverão ser arcados pelas próprias empresas.
“De maneira geral, ele é mais comum com as pessoas mais velhas, que são consideradas, conforme envelhecem, menos capazes de exercer determinadas atividades. Mas o etarismo também pode ocorrer com os mais jovens, que podem ser considerados inexperientes demais. Na sociedade, esse tipo de intolerância pode acontecer em qualquer ambiente, mas infelizmente ele é bastante comum no ambiente de trabalho”, explicou Luiz Cláudio.