Grupo Força Teen Universal recebe homenagem durante sessão solene no Rio de Janeiro
A Sessão solene em homenagem ao Força Teen Universal (FTU), realizada na última terça-feira (15), no Plenário Barbosa Lima Sobrinho (Palácio Tiradentes), sede da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ganhou um colorido todo especial com a presença dos adolescentes que fazem parte do grupo no estado do Rio de Janeiro. Garotos e garotas na faixa etária dos 11 aos 14 anos, com muitos sonhos e objetivos, portadores de valores como, o respeito, a amizade, a fé e a dedicação familiar, de acordo com a missão do grupo criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, em 1990.
A iniciativa da cerimônia foi da deputada estadual, Tia Ju (Republicanos), autora da Lei n° 10.341/2024, que instituiu o Dia Estadual do Grupo Força Teen Universal (FTU), comemorado em todo dia 7 de outubro. Compondo a mesa de honra com a deputada, que presidiu a solene, estiveram: o bispo Marcus Silva, o responsável pelo evangelismo, bispo Rangel; o responsável pelo FTU no estado, pastor Saulo Silva; o responsável pelo projeto Terapia do Amor nas Escolas e Stop Bullying, pastor Luis Gonçalves;.as senhoras Gerlande e Liana.
A banda da Polícia Militar tocou o Hino Nacional. Danças, peça teatral e homenagens abrilhantaram a noite marcada por momentos especiais, como a mensagem do pastor Walber Barboza, responsável pelo grupo no Brasil. Ele agradeceu a iniciativa da deputada e falou da importância do trabalho com os adolescentes.
A deputada Tia Ju enalteceu o grupo e falou sobre a alegria de ter ajudado a instituir essa data no calendário oficial do estado: “Acredito no poder da juventude e na importância de oferecermos a eles um ambiente de fé e es perança. Hoje celebramos o Dia do Força Teen Universal (FTU), criado pela Igreja Universal do Reino de Deus, e agora também reconhecido por lei no nosso estado. O trabalho incrível e abrangente de pastores, conselheiros e voluntários ajuda nossos jovens a superarem traumas como bullying, baixa autoestima, depressão e até pensamentos suicidas”, comentou.
Com atividades como desporto, dança, cinema e eventos como “Teens em Família”, o FTU promove o fortalecimento dos laços familiares e da união entre amigos. Dona Liana e Jerlande enfatizaram a importância dos responsáveis incentivarem seus filhos e sempre colecionarem memórias.
“Que a sociedade veja através de vocês que existe um Deus zelozo, amoroso, que cuida de todos nós”, disse Jerlande.
E Liana acrescentou: “Conservar memórias com seus filhos, netos, é fundamental. Que eles tenham gravado em seus corações os valores e cuidados recebidos”.
Agradecimento aos voluntários
Pastor Saulo agradeceu a todos os envolvidos no projeto e enfatizou que os adolescentes se tornam fortes quando valorizam a parte espiritual.
“Desta forma qualquer desafio será superado. Agradeço a deputada Tia Ju, a Deus e a todos que fazem parte da Família FTU: pastores, esposas, conselheiros (as) no trabalho diário de acompanhar os adolescentes. Estar neste grupo é uma grande oportunidade de fazer discípulos. Muitas vezes eles têm problemas com os responsáveis, que não sabem lidar e agem de maneira equivocada. Quando eles têm uma experiência com Deus, tornam-se fortes mental e emocionalmente, e isso vale para todos, inclusive os responsáveis, que aprenderão a agir de forma correta”.
A origem da força e do brilho dos adolescentes foi destaque na mensagem do bispo Marcus Silva:
“Vocês carregam um brilho todo especial, que é o F da força, que Deus lhes dá. A força para dizer não às drogas, à pornografia, entre muitas outras mazelas. O trabalho do FTU é proteger e ensinar a força do não, e é o que vocês têm aprendido. Vocês carregam brilho e força que podem mudar o mundo, e essa fonte vem de Deus”.
Projetos parceiros, um diferencial
Pastor Luis Gonçalves enfatizou a importância dos projetos Terapia do Amor Nas Escolas e o Stop Bullying, parceiros do FTU:
“Muitos adolescentes têm sofrido porque a base familiar está destruída. Não são poucos os que desabafam problemas, inclusive com os pais. Não temos condições de mudar a sociedade, mas se pudermos fazer a nossa parte, estaremos contribuindo com algo melhor para nossa sociedade”, destacou.
Bispo Rangel, lembrou que a persistência deve ser o maior propósito dos voluntários:
“Nunca desistam dos adolescentes, alguns problemas realmente são muito difíceis e têm fundo espiritual. Sejam firmes, constantes, insistam, vocês verão o resultado adiante. Parabenizo a Igreja Universal por este trabalho excelente”
Ascom Republicanos Rio de Janeiro
Fotos: Jessica Hartzeler