Centro de referências para os jovens no Rio de Janeiro
A deputada federal Rosangela Gomes (PRB/RJ) apresentou uma indicação nº 22/2015, que sugere a criação de centros de referências para jovens, onde existam espaços para práticas esportivas, aulas de reforço escolar e que conte com atividades culturais e de lazer.
Diversas pesquisas e estudos apontam que há uma elevada concentração nos casos de envolvimento com drogas, marginalidade e homicídio entre a população jovem do País. Locais como esses, de acordo com a deputada, podem ser de grande serventia para ajudar na diminuição dessas estatísticas.
“A violência contra os jovens tornou-se um problema de Estado. Um dos grandes desafios do governo brasileiro é a criação de políticas de enfrentamento à violência; principalmente nas periferias do país, onde residem os jovens em situação de maior vulnerabilidade social. Precisamos ocupar o tempo deles com atividades saudáveis e positivas, afastando-os das drogas e da marginalidade”, ressaltou a deputada.
Experiências promissoras, como a criação de centros de referência, já foram adotadas no âmbito de entes federados, a exemplo de municípios dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo.