Câmara dos Deputados comemora 10 anos do PRB com sessão solene
Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (25) sessão solene para comemorar os 10 anos de fundação do Partido Republicano Brasileiro (PRB). O evento reuniu lideranças políticas, militantes, personalidades e autoridades de todo o país em uma grande festa no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento foi iniciado com a exibição de vídeo institucional no qual os líderes do partido falaram sobre os momentos marcantes da história da legenda, desde a colheita de assinaturas para sua criação.
A solenidade foi conduzida pelo secretário de comunicação da Câmara dos Deputados, Cleber Verde, que em pronunciamento, afirmou que a trajetória do PRB ao longo desses 10 anos traz consigo muitas experiências. “É preciso olhar para a nossa história para que possamos aprender com o passado. A partir daí, será possível construir um presente com ações concretas que nos levem a um futuro melhor. Um exemplo de homem público, que nos mostrou um jeito simples e honesto de fazer política foi José Alencar, nosso eterno presidente de honra, que mesmo no auge de sua doença, falava – não tenho medo da morte, mas sim da desonra”, disse o deputado.
A força do PRB ao longo desses 10 anos foi destacada pelo líder da sigla na Câmara, deputado federal Celso Russomanno. Ele elencou o tamanho da bancada republicana e as conquistas obtidas pela legenda nesse curto período de existência, deixando para trás partidos já consolidados no cenário político nacional. “O crescimento do PRB se dá pela dedicação do presidente Marcos Pereira, que não mediu esforços para alavancar a sigla em todo o país. O PRB é um navio com um bom capitão. Sem o empenho dos militantes e filiados também não seríamos o que somos e nem estaríamos na posição que ocupamos. Não vamos parar por aí, vamos fazer muito mais e mostrar ao povo brasileiro que o PRB é um partido decente, com um espírito democrático e que luta para fazer do Brasil um país melhor”, disse.
O presidente nacional do PRB, o advogado Marcos Pereira, destacou que os números do PRB fazem da legenda, um partido de força nacional. “Somos 21 deputados federais, 32 estaduais, vários secretários estaduais, 79 prefeitos e 1204 vereadores. Ocupamos posições de destaque no Brasil, como o Ministério do Esporte. Em 2016, vamos disputar nossa terceira eleição municipal, e vamos crescer ainda mais”, afirmou.
Pereira disse que o PRB tem muito a contribuir com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Ele destaca que o partido chega aos 10 anos pronto para crescer mais. “A meta de crescimento para o ano que vem já está traçada. Precisamos eleger, no mínimo, 300 prefeitos e 3200 vereadores em todo Brasil”, reafirmou.
Também presente à cerimônia, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, destacou a atuação da bancada federal do PRB, além da posição de expressão que a sigla conquistou com a eleição de 21 deputados federais. O parlamentar chegou acompanhado pelo presidente da Câmara dos Deputados do Chile, Marco Antonio Núñes. “Um partido político não se faz com palavras bonitas. Somos testemunhas das intenções do PRB no parlamento. Posso afirmar que, a bancada republicana participa ativamente das discussões relevantes para o crescimento do país, e vota sempre pelos interesses do povo”, enfatizou.
O líder do PRB no Senado, Marcelo Crivella, destacou o início do partido, as dificuldades superadas e o desejo de continuar crescendo e desenvolvendo boas ideias em favor do povo brasileiro. “Nós nascemos na luta, crescemos na maturidade e amadurecemos no sofrimento. Agora temos um partido que está trilhando um caminho de bem, de sucesso. Viva o nosso Brasil! Viva o PRB!”.
Josué Christiano Gomes da Silva, filho de José Alencar, enviou uma carta que foi lida pelo presidente da mesa. “Infelizmente não pude estar presente, mas não posso deixar de registrar em meu nome, e em nome da minha família, nossa gratidão às homenagens prestadas ao meu pai. O PRBtem se mostrado um partido dedicado e que valoriza suas raízes, seus fundadores e aqueles que participaram do início de sua história. O PRB tem se preocupado em disseminar esse comprometimento que meu pai tinha. Meu avô sempre dizia para termos cuidado com as nossas companhias, pois o importante na vida é poder voltar. Voltar a uma cidade, uma família, uma instituição. E o PRB deu essa segurança a ele”, destacou.
Já o deputado tocantinense César Halum, falou sobre a alegria de celebrar as conquistas do partido até o momento. “Celebrar a memória é, sobretudo, um ato de cidadania. É a reafirmação da necessidade de fortalecer a democracia, de realmente representar o povo. O político deve mostrar o por quê de estar ali, o por quê de suas ações, sem se preocupar com o status de poder. É importante ter a capacidade de superar desafios, mesmo vivendo em tempos difíceis, em meio a uma crise política e econômica. O PRB tem a sensação de dever cumprido até aqui”, declarou.
O parlamentar exaltou ainda, a liderança de Marcos Pereira. “Nosso presidente, Marcos Pereira, é pequeno em tamanho e grande na capacidade de articular e fazer o partido crescer. Quero prestar minha homenagem a todos quantos nos antecederam e contribuíram para chegarmos até aqui. Que todos se sintam no PRB como me sinto: feliz da vida!”, declarou Halum.
Programação
No período da manhã, a programação do aniversário incluiu, além da sessão solene, a inauguração da “Exposição Comemorativa PRB 10 anos”, instalada no corredor de acesso ao plenário (anexo II), que estará aberta ao público até o dia 18 de setembro. No período da tarde, as comemorações prosseguem no auditório Nereu Ramos (anexo II), com uma programação especial que terá uma apresentação musical com o senador Marcelo Crivella e modas de viola com o deputado federal pelo PRB São Paulo, cantor Sérgio Reis. Ainda dentro da programação, acontecerá o lançamento oficial do novo jingle do partido, interpretado pelo deputado federal pelo PRB Ceará, Ronaldo Martins, e também o ato de filiação do pentacampeão Edmilson, do vice-prefeito de Itu (SP), Neto Beluci, e do prefeito de Leme (SP), Ademir “Gu” Zanóbia.
Texto: Laize Andrade e Maurizan Cruz / Ascom Liderança do PRB
Colaborou: Suellen Siqueira / Ascom FRB
Fotos: Douglas Gomes