Biografia de #Crivella10
Vida pessoal
Filho único de Mucio e Eris Crivella, Marcelo Crivella nasceu em 9 de outubro de 1957 no Rio de Janeiro. Aos 14 anos, começou a trabalhar como auxiliar de escritório e, um ano depois, conheceu sua esposa Sylvia. Juntos desde então tiveram três filhos e dois netos.
Crivella cursou a Escola de Oficiais da Reserva do Exército e trabalhou como taxista para pagar seus estudos, formando-se em engenharia civil. Foi professor universitário e logo após partiu para ser missionário na África, onde morou por quase 10 anos. É autor de 10 livros e gravou vários CDs.
Carreira política
Em 2002 Crivella ingressou na carreira política, quando foi eleito senador do Rio de Janeiro em sua primeira disputa, com 3,5 milhões de votos. No Congresso Nacional, foi vice-líder do Governo Lula e líder da bancada do Partido Liberal – PL. Em setembro de 2005 fundou com o vice-presidente da República, José Alencar, o Partido Republicano Brasileiro – PRB. Crivella foi reeleito em 2010.
No Congresso Nacional, tem pautado sua atuação no binômio: justiça para o Rio e redistribuição da renda nacional. Foi apontado pela Instituição Transparência Brasil como o terceiro senador com mais projetos relevantes para o país. A revista Veja o classificou como o 5º melhor senador do Brasil. Sem processos na justiça, ele é Ficha Limpa.
O senador foi escolhido para assumir o Ministério da Pesca e Aquicultura no governo Dilma em fevereiro de 2012. Reduziu impostos, o que diminuiu o preço do peixe e aumentou o consumo em 25%. Seu apoio à atividade pesqueira fez quase dobrar a produção. Deixou a pasta em 17 de março de 2014 para concorrer ao cargo de governador do Rio de Janeiro.