Alerj aprova criação de programa odontológico móvel
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro(Alerj) aprovou no dia 27 de agosto, em segunda discussão, o projeto de lei 2.445/2013, da deputada Rosangela Gomes (PRB), que autoriza o Poder Executivo a criar um programa de saúde móvel odontológico. A ideia é permitir que a população de baixa renda tenha condições de realizar exames preventivos contra cáries, tártaro e outros males.
O texto votado prevê ainda que se utilize uma carreta especialmente adaptada para uso como consultório odontológico para percorrer o estado. Para isso, deverá ser elaborado um cronograma pelo órgão ao qual o serviço estará subordinado, com datas, horários e locais para realização do serviço.
“Várias doenças começam devido à falta de cuidado com os dentes, as gengivas. Trabalhos indicam que as bactérias da boca podem ser importantes no aparecimento de endocardite (inflamação da membrana que reveste as cavidades do coração), assim como de várias outras doenças, como diabetes e aterosclerose (variação da arteriosclerose), no infarto e em partos prematuros. Por isso, nada mais natural do que criar um programa preventivo”, justifica a deputada.