Autoridades prestigiaram 46º Jogos Estudantis em Duque de Caxias
“O esporte é uma ferramenta que ajuda na cidadania”, comentou o presidente estadual do PRB, senador Eduardo Lopes
Muita animação, alegria e espírito esportivo marcaram a abertura, nesta segunda-feira(30), do 46º Jogos Estudantis realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer e a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Os protagonistas, alunos da rede pública, chegaram bem cedo. Animados, eles deram um colorido especial ao evento.
O prefeito Alexandre Cardoso, o presidente estadual do PRB, Eduardo Lopes, a deputada estadual Tia Ju(PRB) e a vereadora Fatinha (Solidariedade) compareceram à cerimônia. Logo na abertura, o coral do Colégio Estadual Barão de Mauá cantou o Hino Nacional e, em seguida, os Jogos foram abertos oficialmente, durarão oito meses e serão disputados por escolas pré-selecionadas.
O senador Eduardo Lopes comentou que em recente visita à cidade, o ministro George Hilton disse estar atento ao grande potencial de Caxias e se comprometeu ajudar de modo que a expansão do esporte seja realidade no município.
“Caxias é uma cidade com grande potencial, temos o compromisso de trabalhar. Em nosso encontro com o ministro, aqui na cidade, os empresários foram convidados a nos ajudar, serão beneficiados por meio de incentivo fiscal. O que eles doarem serão destinados 100% para Caxias”, assegurou Lopes.
Para o presidente estadual do PRB, o maior legado que o esporte deixa para as crianças e até as famílias é a formação de valores.
“O esporte é uma ferramenta que ajuda na cidadania. Manter as crianças durante meses em atividades esportivas é maravilhoso. Aqueles que participarem deste evento jamais esquecerão os valores aprendidos”, destacou.
Secretário dos Esportes irá a Brasília conversar com ministro
Recém empossado ao cargo de secretário dos Esportes, o vereador Carlos de Jesus (PMDB), comentou que será recebido em Brasília pelo ministro dos Esportes, George Hilton.
“Temos uma missão e pouco tempo para cumpri-la, mas estou motivado e confiante de que todo o nosso planejamento se concretizará. Tenho o apoio do ministro, por isso vamos a Brasília buscar recursos. Posso adiantar que entre os nossos projetos está a reforma da Vila Olímpica”.
Engajado no projeto para que Caxias se torne um grande potencial na prática de esportes, o prefeito Alexandre Cardoso destacou que a população da cidade não assistirá às Olimpíadas apenas pela televisão.
“O esporte é um instrumento para a promoção da cidadania, educação e melhoria da autoestima. A Olimpíada não pode ser vista pelos moradores de Caxias, apenas pela televisão. O que está acontecendo aqui é um pontapé para que o esporte chegue a todas as casas.”
Evento terá duração de oito meses
A abertura do 46º Jogos Estudantis foi apenas o início de uma maratona de competições que acontecerão durante oito meses. Serão 74 escolas públicas e privadas disputando várias modalidades esportivas. Crianças e jovens de 8 a 17 anos, totalizando mais de 6 mil alunos que participarão desta grande festa do esporte.
Por Mônica Soares
Ascom do PRB
Fotos: Demóstenes Ramos |Jose Muniz