Resultado da Audiência Pública do Idoso será encaminhado ao Governador Pezão e demais autoridades
O Projeto de Lei 3.150/2014 que modifica leis estaduais para adequá-las ao Estatuto do Idoso. A proposta reduz de 65 para 60 anos o limite de idade para uma pessoa ser considerada idosa no estado. Assim, aumentaria o grupo com direitos a benefícios como gratuidade em transporte público.
E mais: a construção de Hospital do Idoso e de um Centro Dia, modalidade de serviço que oferece atendimento multiprofissional, cujo foco é a qualidade de vida e o bem estar dos idosos, além de estruturação de cursos de capacitação de cuidadores de idosos.
“Se cuidarmos da criança e do idoso, teremos um país melhor. Vamos garantir mais dignidade, acolhimento e respeito aos nossos idosos. É preciso não só hoje, mas todos os dias, falar sobre a necessidade das pessoas denunciarem qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa, que não se limita a agressão física”, destaca a deputada Tia Ju.
Durante a Audiência Pública, foram ouvidas críticas e cobranças de representantes de associações sociais e de conselhos municipais do idoso de várias regiões. Segundo a deputada Tia Ju, a comissão vai elaborar um calendário de visitas para se reunir com autoridades locais. A parlamentar ressaltou que serão realizadas audiências públicas em municípios como Guapimirim, Niterói e Mangaratiba.
Para a deputada Tia Ju, a realização das audiências ajudará a tirar o Estatuto do Idoso do papel.
“Queremos ouvir a população. É da voz do povo que surgem as ideias e os grandes projetos de lei”, destacou a deputada.