PRB promove capacitação de assessores de imprensa em Brasília
Brasília (DF) – Promover a interação entre as áreas de comunicação do Partido Republicano Brasileiro (PRB) nos âmbitos nacional, estadual e municipal e capacitar os assessores de imprensa na busca de uma comunicação integrada e de excelência. Este foi o objetivo II Curso de Comunicação PRB Brasil – Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais, encerrado neste sábado, em Brasília. O evento, aberto na última quinta-feira (21) com a palestra do advogado e presidente nacional do partido, Marcos Pereira, foi realizado em parceria com a Fundação Republicana Brasileira (FRB).
Cerca de 100 assessores de imprensa de parlamentares, assessores de comunicação das comissões estaduais, das coordenadorias estaduais dos movimentos sociais e setoriais, assistiram palestras nas áreas de Assessoria de Imprensa, Mídias, Sociais, Ciência Política, Fotografia e novas mídias.
A coordenadora da Agência PRB Nacional, Helen Assumpção, destacou que uma das metas do presidente é qualificar os quadros do PRB e o curso teve como objetivo atender essa demanda. “O presidente Marcos Pereira foi sensível e teve um olhar especial para a comunicação do PRB nos estados e para as assessorias dos parlamentares, ao aprovar a realização desse curso. Nosso líder é um homem da comunicação e sabe da importância deste setor para consolidar e fortalecer ainda mais a imagem do partido”, afirmou.
Segundo o presidente da FRB, Paulo César Oliveira, o curso foi muito agregador. “A segunda edição do curso contou com a presença de palestrantes qualificados que transmitiram conhecimento para os participantes. É muito satisfatório ver a empolgação de todos e o anseio em aprender mais”, declarou.
Abertura
A palestra inaugural foi ministrada pelo advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, que apresentou reflexões acerca da importância da comunicação. Pereira aconselhou que as notícias elaboradas pelas assessorias tenham objetividade, clareza e simplicidade e, também destacou a necessidade do estreitamento do relacionamento com a mídia. “A boa comunicação é o principal pilar da boa política. As pessoas precisam saber o que nós da política fazemos. Isso é transparência e deve ocorrer sempre”, disse.
O descrédito da política por parte dos brasileiros também foi elencado pelo líder republicano ao lembrar que a política, infelizmente, passou a fazer parte da capa dos cadernos policiais. “A política brasileira atravessa um deserto moral, mas como tudo nessa vida, precisamos separar os bons dos maus. Vamos mostrar que o PRB é a boa política do Brasil”, afirmou.
Assessoria de Imprensa
Os palestrantes Rodrigo Ledo e Tiago Vitale apresentaram os principais pontos que envolvem a relação do agente político com a imprensa. Eles destacaram que, para o sucesso na função, é preciso conhecer as bandeiras de atuação e os objetivos do assessorado. Além disso, explicaram que para obter bons resultados, é imprescindível criar um plano de comunicação, estabelecer ações de comunicação e quantificar, de forma detalhada, os resultados das atividades com a produção relatórios.
Rodrigo Ledo esclareceu que não adianta conseguir espaço na imprensa se o político não tem domínio sobre o assunto.
Ao invés de uma oportunidade para se firmar como referência no tema, o despreparo acaba por desconstruir a imagem do parlamentar e até mesmo da instituição que representa.
A palestra também abordou a necessidade de aproximação com a mídia com o fortalecimento do relacionamento com os repórteres, colunistas e blogueiros. A boa relação com os influenciadores de opinião é uma estratégia para resolver conflitos e desconstruir posicionamentos equivocados sobre o agente político.
Política Brasileira
No segundo dia do evento, o cientista político Leonardo Barreto apresentou uma análise da criação dos partidos brasileiros e ressaltou a importância das mensagens passadas pelas movimentações de junho de 2013. Ele falou sobre o cenário político brasileiro, o contexto em que o PRB está inserido e as potencialidades de crescimento do partido.
Barreto explicou que devido ao custo alto das campanhas, as propostas propositivas ficam prejudicadas. A solução poderia vir com a reforma política. Ele apontou que é preciso construir pontes, mostrar que o PRB é um partido diferente dos demais. “O agente político, com mandato pelo PRB, tem de que se distinguir e demonstrar uma boa capacidade de priorização das demandas, definindo aquilo que é de fato importante para as pessoas”, afirmou.
Marketing Político e Mídias Digitais
Sobre Marketing Político e Mídias Sociais, o jornalista e especialista em Marketing, Fernando Vieira, apresentou as principais tendências do cenário digital e recomendou que a utilização do Facebook, Whatsapp, YouTuBe, Instagram entre outras, seja uma regra, uma vez que se essas tendências não forem acompanhadas, dificilmente o assessorado terá sua imagem consolidada. “A construção de uma imagem é um processo. Porém, para derrubá-la, basta apenas um post mal direcionado, e com isso, uma desconstrução imediata de tudo o que já foi concretizado. As redes sociais precisam de uma linguagem específica. Para isso, em seu gerenciamento, é necessário traçar estratégias e metas, que passam desde a produção de conteúdo, interação e monitoramento”, destacou Vieira ao dar dicas de como utilizar as mídias digitais.
Fotografia
O evento também contou com uma palestra de Rodolfo Stuckert, fotógrafo da presidência da Câmara dos Deputados. Ele apresentou várias recomendações para um trabalho de excelência e deu dicas de como produzir a melhor imagem do assessorado.
Stuckert ensinou, ainda, como utilizar a tecnologia dos celulares para registro fotográfico e as novas tendências das mídias que estão atreladas a uma boa imagem. “Abuse dos recursos disponíveis em seus aparelhos. Evite o zoom, prefira fotos na horizontal e ambientes com fundos simples, tenha foco, fotografe na altura dos olhos e em ângulos diferentes. Uma boa foto vai chamar a atenção do usuário nas redes sociais e vai facilitar seu compartilhamento. Dê muitos cliques, o máximo possível, pois fotografia nunca é demais “, orientou.
Rodolfo também destacou a importância da atualização profissional por meio de cursos oferecidos no mercado, em especial, sobre as novas tendências de mercado.
Participantes
Para Priscila Prestes, coordenadora de comunicação do PRB Pernambuco, se atualizar é primordial. “Quem trabalha com comunicação tem que ficar atento às novidades, que são diárias. É preciso se informar para não ficar para trás”, afirmou. Priscila destacou a palestra do Cientista Político Leonardo Barreto. “Ele explicou de forma dinâmica uma análise da política brasileira e que para nós que estamos na área é essencial o entendimento”, destacou.
Mônica Soares, assessora de imprensa do PRB do Rio de Janeiro, se identificou muito com a palestra dos comunicadores Rodrigo Ledo e Tiago Vitale. “Os cases apresentados por eles puderam nos dar conhecimento de como agir em inúmeros casos diários, em especial, em crises dos nossos assessorados, visto que ninguém está imune a esse tipo de situação”, avaliou.
Já para a design e fotógrafa Sâmella Moreira, que assessora o deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS), as palestras do curso esclareceram muitas dúvidas que os assessores tinham. “É importante seguirmos o padrão da Agência PRBNacional e com as palestras ficamos aptos a não cometer erros primários”, disse, referindo-se às orientações dadas pela equipe da Agência PRB Nacional.
Texto e fotos: Agência PRB Nacional de Notícias