PRB apoia a Campanha Novembro Azul
A Campanha “Um Toque, Um Drible”, que tem o objetivo de promover a mudança de hábitos e a resistência em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos, está mobilizando vários segmentos da sociedade. Todos os esforços são válidos, afinal, a projeção é de que, em 2014, 12 mil pessoas morrerão da doença porque descobriram o câncer de próstata em estágio avançado.
O hábito de fazer o exame evitaria as estatísticas que apontam que, em 2015, 69 mil pessoas morrerão da doença. Idealizada em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a campanha é divulgada o ano inteiro, mas o Novembro Azul é uma forma de mobilização que tem surtido excelentes resultados.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o público-alvo da campanha são homens a partir de 40 anos de idade. Dados do instituto mostram que a cada 6 homens, 1 tem câncer de próstata. Se detectado precocemente, a chance de cura é de 80% a 95%.
As mulheres são importantes aliadas no combate à doença, está comprovado que metade dos homens que vai ao urologista é incentivada pela esposa.
Por Mônica Soares – Ascom PRB/RJ