Políticas públicas de combate às drogas no Rio
De acordo com pesquisas realizadas recentemente, as drogas matam cerca de oito mil pessoas por ano. Para diminuir o índice de letalidade causada pelos entorpecentes, o vereador João Mendes de Jesus (PRB) apresentou o Projeto de Lei nº 1.354/2013, que institui o Sistema Municipal de Políticas Públicas de Combate às Drogas no município do Rio de Janeiro.
O Sistema se encarregará de realizar ações necessárias para o enfrentamento do consumo de drogas no Município. As ações a serem adotadas são: prevenção, informação, fortalecimento do Conselho Municipal Antidrogas, reinserção social do usuário de drogas, entre outras. Os procedimentos para implantação e execução do sistema ficarão a cargo do Poder Executivo.
Para justificar o projeto, o parlamentar alegou que o Sistema Municipal de Políticas Públicas de Combate às Drogas visa garantir as ações necessárias para o enfrentamento do consumo de drogas no município do Rio a partir de uma perspectiva global, sistêmica, onde se possa reunir diversas modalidades de ações.