Perimetral é interditada definitivamente
A derrubada do elevado da Perimetral faz parte do projeto de revitalização da zona portuária da prefeitura
Estefan Radovicz / Agência O Dia
A interdição definitiva do elevado da Perimetral acontece às 19h deste sábado (2), no trecho entre o viaduto do Gasômetro e a praça Mauá. Em paralelo, é inaugurada a via Binário do Porto. A princípio, a Perimetral será implodida no dia 17 de novembro.
A via Binário do Porto, paralela à avenida Rodrigues Alves, tem 3,5 km de extensão, três faixas por sentido paralelas e várias saídas para a distribuição interna do trânsito e acessos ao centro.
Segundo a Prefeitura do Rio, serão utilizados 30 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão os motoristas sobre as alterações, fechamento e as rotas alternativas. Ajustes nos sinais de trânsito também serão testados. Ao todo, 12 rebiques estarão posicionados em pontos estratégicos para a rápida desobstrução das vias em caso de pane em veículos.
Uma alternativa para os condutores é utilizar as vias pelos bairros de Benfica e São Cristóvão, por onde é possível acessar a Tijuca, a zona sul (via túnel Rebouças) e o centro da cidade.
No domingo (3), um novo trajeto paralelo à via Binário do Porto também será implantado. A rota fará a ligação da avenida Rodrigues Alves ao terminal rodoviário Padre Henrique Otte, ao túnel Santa Bárbara e ao terminal Rodoviário Américo Fontenelle, na central do Brasil.
O objetivo do trajeto é retirar da avenida Rodrigues Alves o fluxo de ônibus intermunicipais com destino ao terminal Américo Fontenelle e dos veículos que seguem em direção ao elevado 31 de Março e ao túnel Santa Bárbara. Para a implantação do trajeto paralelo, que faz parte do plano de mitigação do trânsito para o fechamento da Perimetral, será necessária a abertura da alça de conexão da avenida Rodrigues Alves com a rua Comandante Garcia Pires, em frente à rodoviária Novo Rio; inversão de sentido das ruas Santo Cristo e Barão da Gamboa e inversão do sentido de uma pista da rua da Gamboa, no trecho entre as ruas Rivadavia Correia e Barão da Gamboa.
Com o trajeto paralelo, serão alterados os itinerários de chegada ao centro das linhas de ônibus intermunicipais com destino ao terminal Américo Fontenelle. A integração dessas linhas com os ônibus municipais, que era feita na avenida Rodrigues Alves junto à rodoviária Novo Rio, passará a ser realizada na rua Santo Cristo, próximo ao terminal Padre Henrique Otte. As demais linhas intermunicipais e as linhas municipais que acessam a praça Mauá e o centro pela avenida Rodrigues Alves não terão seus itinerários alterados.
Em razão das mudanças, o terminal Padre Henrique Otte terá alteração operacional na disposição dos pontos finais dos ônibus e ganhará uma terceira plataforma na lateral do terminal. Com isso, a capacidade total será ampliada em 50% (de 22 para 33 vagas). As linhas municipais, que acessam o terminal Padre Henrique Otte provenientes da zona sul, também terão seu itinerário alterado, acessando o mesmo pela Avenida Cidade de Lima e via D1.
Veja o que muda
Nesta primeira etapa da intervenção, será entregue a ligação do viaduto do Gasômetro à avenida Rio Branco, no percurso que inclui as ruas Equador, avenida Professor Arlindo Rodrigues, túnel da Saúde – parte da nova avenida Oscar Niemeyer -, avenida Venezuela e avenida Rio Branco. No outro sentido, o acesso à via Binário do Porto pela avenida Rodrigues Alves começa na rua Silvino Montenegro, avenida Oscar Niemeyer, túnel da Saúde, avenida Professor Arlindo Rodrigues, via B1, via C3 e alças de acesso ao viaduto do Gasômetro.
Em um dos sentidos, a Binário do Porto fará a ligação da rodoviária Novo Rio à avenida Rio Branco. No outro, o trajeto parte da rua Primeiro de Março em direção às alças do viaduto do Gasômetro.
Combinada à via Expressa, em construção, permitirá o aumento em 27% da capacidade do fluxo de tráfego na região portuária, contribuindo para um novo padrão de mobilidade urbana, conforme aponta atualização do Estudo de Impacto de Vizinhança, de julho deste ano. A via Binário do Porto desempenhará papel importante no escoamento do tráfego durante o processo de substituição do elevado da Perimetral.
Rotas alternativas
A prefeitura também divulgou rotas alternativas para os motoristas.
*Avenida Brasil – centro
Avenida Brasil, rua Célio Nascimento (acesso a Benfica), rua Couto de Magalhães, rua Senador Bernardo Monteiro, rua Visconde de Niterói, viaduto Agenor de Oliveira (Viaduto da Mangueira), Radial Oeste, praça da Bandeira.
*Linha Vermelha – Tijuca
Linha Vermelha, campo de São Cristóvão, rua São Luiz Gonzaga, rua Chaves Faria, rua Catalão, Rotary Internacional, General Herculano Gomes, viaduto Oduvaldo Cozzi, avenida Maracanã.
*Avenida Brasil – Rebouças
Avenida Brasil, rua Bela, Campo de São Cristóvão, viaduto Professor Rufino de Almeida Pizarro, elevado Engenheiro Freyssinet (Elevado Paulo de Frontin), túnel Rebouças.
*Centro – linha Vermelha
Presidente Vargas, praça da Bandeira, rua Ceará, rua Francisco Eugênio, rua José Eugênio, rua Almirante Balthazar, avenida Rotary Internacional, avenida do Exercito, Campo de São Cristóvão.
*Centro – avenida Brasil
Presidente Vargas, praça da Bandeira, rua Ceará, rua Francisco Eugênio, rua José Eugênio, rua Almirante Balthazar, avenida Rotary Internacional, rua Dom Meinrado, rua São Luiz Gonzaga, Prefeito Olympio de Melo, viaduto Ataulfo Alves, avenida Brasil pista lateral sentido zona oeste.
Linhas de ônibus
As linhas intermunicipais que circulavam pelo viaduto da Perimetral vão seguir um desvio, saindo da Perimetral por uma alça de descida no Gasômetro para acessar a via Binário do Porto. Os ônibus seguirão por esta via, sem fazer paradas, até depois da rua Sousa e Silva, onde acessam uma alça de subida e retornam ao trecho final da Perimetral.
Os pontos finais de linhas na av. Venezuela, nas proximidades do Instituto Nacional de Tecnologia e da Polícia Federal, serão transferidos para a rua Coelho e Castro, que fica em posição paralela, distante cerca de 250 metros.
As linhas intermunicipais com ponto final no terminal Américo Fontenelle não passam mais na av. Rodrigues Alves e seguirão por um novo caminho. Na avenida Rio de Janeiro elas vão utilizar uma alça de acesso para a rua Comandante Garcia Pires, atrás da rodoviária Novo Rio. Em seguida, vão utilizar as ruas Cordeiro da Graça e Santo Cristo, que terão suas mãos invertidas, para chegar à rua da América, que dá acesso ao terminal. As mudanças ocorrem apenas no itinerário de ida. O itinerário de retorno não foi modificado.
As linhas intermunicipais para a praça Mauá, Castelo e Praça XV continuam seguindo pela av. Rodrigues Alves e não houve alteração em pontos de parada. Na rua Santo Cristo será instalado um ponto para as linhas intermunicipais com destino à Central pouco depois da esquina com a via D1. Este é o local para desembarque dos passageiros das linhas da Central que desejam fazer integração com linhas municipais com destino à zona sul.
As linhas municipais com destino à zona sul farão ponto na rua D1 no horário entre 5h e 10h da manhã, distante cerca de 200 metros. Nos demais horários os ônibus municipais da zona sul vão parar no terminal Padre Henrique Otte, nos fundos da rodoviária Novo Rio. Já a integração com as linhas municipais para as zonas norte e oeste deverá ser realizada sempre no terminal Padre Henrique Otte.
As linhas intermunicipais com destino a praça Mauá, Castelo e praça XV não possuem alteração de itinerário, portanto, para realizar a integração de uma dessas linhas com uma linha municipal será preciso desembarcar na av. Rodrigues Alves (ponto da rodoviária Novo Rio) e caminhar em direção ao terminal Padre Henrique Otte ou à nova via D1.
A relação de linhas municipais com destino à zona sul que não passam mais na av. Rodrigues Alves e farão ponto na rua D1 e no terminal Padre Henrique Otte. Com a inversão de mão de direção das ruas Cordeiro da Graça e Santo Cristo, alguns pontos de parada foram deslocados.
Fonte: R7