Pereira reúne deputados eleitos no Rio para balanço preliminar das eleições
O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, reuniu-se hoje (27) com os deputados federais e estaduais eleitos pelo Rio de Janeiro, além dos vereadores do partido na capital, para fazer um balanço das eleições e discutir preliminarmente o posicionamento das bancadas. O encontro ocorreu na sede do PRB fluminense, em Benfica, e contou a presença do líder regional e vice-presidente nacional, ministro Eduardo Lopes.
A derrota de Marcelo Crivella ontem no segundo turno da disputa pelo governo do Rio deve respaldar uma nova conduta do partido no Rio. Levado à segunda etapa da disputa sem o apoio de um único partido, Crivella arrebanhou importantes 3,44 milhões de votos dos insatisfeitos com os governos Sérgio Cabral/Luiz Fernando Pezão (PMDB). “Não podemos deixar órfãos esses cidadãos que votaram pela mudança”, disse Pereira.
Ausente da reunião, Crivella disse ontem, após a divulgação do resultado, que espera o julgamento das 13 ações de irregularidades na campanha de Pezão. O governador reeleito é acusado de abuso dos poderes econômico e político e uso da máquina pública para benefício eleitoral. “Aceitamos o que o povo disse nas urnas desde que a eleição esteja de acordo com as regras, o que não aconteceu. O corregedor tem que falar”, observou Crivella.
A exemplo da reunião que realizou há duas semanas, em São Paulo, Pereira destacou o planejamento realizado por ele e pela Executiva Nacional logo após sua posse, há três anos, quando projetaram o crescimento que o PRB alcançou nestas eleições. “Deixamos para trás o ‘nanismo’ partidário para sentar à mesa dos grandes partidos e discutir os rumos do Brasil em pé de igualdade. Vamos nos posicionar com força tanto em Brasília como nos estados”.
Participaram da reunião os deputados federais eleitos Rosângela Gomes e Roberto Salles, os estaduais eleitos Tia Jú e Carlos Macedo, e os vereadores João Mendes (presidente municipal) e Tânia Bastos. O líder do PRB planeja reunir em Brasília, ainda em novembro, todos os deputados federais e estaduais eleitos para traçar os rumos do partido em todo o Brasil. O encontro ainda não tem data definida.