Mulheres Republicanas Rio de Janeiro realiza palestra sobre “Setembro Amarelo”
O Movimento Mulheres Republicanas do Rio de Janeiro realizou, na última sexta-feira (22), na sede do partido, no centro, um evento relacionado ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. Com o tema “Ei, Mulher Você Não Está Sozinha”, a vereadora e secretária estadual do Mulheres Republicanas, Tânia Bastos idealizou o encontro como uma forma de informar e trazer conhecimentos que possam colaborar para a conscientização do problema, uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio.
No Brasil, a campanha do “Setembro Amarelo” começou em 2015, e o dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.
Compondo a mesa, além da vereadora Tânia Bastos, a presidente municipal do Republicanos, Lucia Brazão, as vereadoras do Republicanos Ana Luz (Queimados) e Jaqueline Costa (Três Rios), a psicóloga Patrícia Bonifácio e a doutora Elizabete Souza, que representou o presidente Waguinho, ausente por motivos de compromisso.
A psicóloga Patrícia Bonifácio falou sobre a importância do autoconhecimento e da saúde mental.
“Quanto mais informação sobre o tema melhor, é muito importante uma palestra sobre o assunto em um partido político. Costumo dizer que as pessoas não fingem tristeza, mas fingem felicidade, por isso a necessidade de conhecimento para conseguir ajudar a si mesmo e as outras pessoas. Muito boa essa iniciativa do Republicanos”.
A vereadora Tania Bastos destacou o engajamento do Mulheres Republicanas em todo país.
“Nós do Mulheres Republicanas sempre estaremos engajadas em campanhas importantes como essa. O suicídio é a principal causa de morte violenta no mundo. Até chegar ao ato, as pessoas dão sinais e precisamos reconhecê-los para ajudar”.
A presidente Municipal do Republicanos, Lucia Brazão, saudou as participantes: “Toda iniciativa relacionada ao tema é louvável, podendo salvar vidas e diminuir alarmantes e tristes estatísticas. É importante ficar atento, dar atenção aos que estão ao nosso redor”.
Presidente Waguinho apoia iniciativa
Doutora Elizabeth falou sobre o total apoio do presidente Waguinho ao Movimento Mulheres Republicanas: “Hoje estou representando o presidente estadual do Republicanos Rio de Janeiro, Waguinho. O Republicanos está à disposição de todos. Esse evento é muito importante por ser um tema de função pública, que é a prevenção ao suicídio. Nossas portas estão abertas para todos os que estão apoiando esse projeto”.
Algumas convidadas deram depoimentos de como conseguiram superar a depressão. Andreia Nogueira contou que a dança Flamenca foi um diferencial em sua vida e fez uma apresentação, sendo muito aplaudida. A artesã Maria do Rosário encontrou ajuda no artesanato, ela confecciona lindas peças de bijuterias, velas artesanais, entre outros: “Foi um meio muito importante e fundamental para minha recuperação”, afirmou.
A vereadora Ana Luz falou que a adoção de medidas públicas, com efetivas ações, também estão sendo pensadas por ela em Queimados: “Estamos trabalhando para conscientizar a população sobre esse tema. Já tive depressão, foi um período muito doloroso e triste. Também estou trabalhando por medidas efetivas, como a instalação de redes de proteção nos viadutos e passarelas”.
A presença de profissionais especializados no evento foi elogiada pela vereadora Jaqueline Costa: “A presença de profissionais foi um diferencial. Saímos daqui com um conteúdo importante. Sempre há uma oportunidade de levar apoio a quem necessite”.
Ascom Republicanos Rio de Janeiro