Ministro Eduardo Lopes promove o encontro “Diálogos” no Rio de Janeiro
O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, esteve pela manhã na Zona Sul, no Rio de Janeiro, para a solenidade de abertura do encontro “Diálogos com o Setor Pesqueiro e Aquícola”. O encontro aconteceu hoje, dia 18, no Hotel Everest, em Ipanema. O objetivo foi incentivar a participação da sociedade civil na elaboração da Política Nacional de Pesca e Aquicultura.
Os vários segmentos da pesca discutiram um documento base, elaborado pelo Ministério a Pesca e Aquicultura e pelo Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura (CONAPE), visando dar as suas contribuições.
“Muito obrigado pela disponibilidade de todos em estar aqui participando deste evento. É ouvindo cada um de vocês, as demandas e suas particularidades, que vamos conseguir definir as melhores estratégias para alavancar o setor pesqueiro e aquícola”, destacou o ministro.
Pescadores serão beneficiados
Durante o encontro de hoje haverá a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Pesca e Aquicultura e o Instituto Federal Fluminense (IFF). O acordo permitirá que o Instituto ministre cursos do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para Aquaviários do 3º Grupo-Pescadores.
Estão previstas as presenças do ministro Eduardo Lopes, do comandante do Departamento de Portos e Costas, almirante Cláudio Portugal Viveiros, e do reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira. Logo depois, será anunciado o lançamento da publicação “Panorama da Pesca e Aquicultura no Brasil 2014”.
O encontro, que reuniu cerca de 130 participantes de todos os segmentos do setor, continuará amanhã, sexta-feira, dia 19 com plenária de conclusão dos trabalhos realizados pelos participantes.
“A proposta de realização de “Diálogos” com o setor foi baseada fundamentalmente na participação social para construção de Diretrizes que ajudem na solução dos problemas que afetam hoje este setor. Desejo que o evento seja proveitoso para todos nós”, explicou o ministro.