Ministro do Esporte lança pesquisa Diesporte e recebe apoio de bancada do PRB/RJ
O ministro do Esporte, George Hilton, apresentou nesta segunda-feira (22), no Rio de Janeiro, a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte), que mostra como está o interesse dos brasileiros em relação à prática de esportes e atividades físicas. Entre outros dados, os números do documento, coletados em 2013, mostram que 45,9% da população brasileira é sedentária, o que representa 67 milhões de pessoas em todo o país.
O evento foi realizado no Sesc da Tijuca, zona norte do Rio, e reuniu autoridades, atletas e parte da bancada do PRB/RJ: senador Marcelo Crivella, os deputados estaduais Carlos Macedo e Tia Ju, os vereadores João Mendes de Jesus, Tânia Bastos e Djailto Barbosa, além do presidente do partido, Eduardo Lopes.
Segundo o Ministério do Esporte, que coordenou o levantamento, 80,4% dos sedentários reconhecem que são vulneráveis a complicações na saúde. A maior parte dos entrevistados (69,9%) alegou falta de tempo para não praticar atividades esportivas. A falta de motivação (6,1%) e a preguiça (7%) também foram apontadas como causa.
Prática esportiva começa na escola
Hilton comentou que o resultado do documento servirá como base para a construção de informações relevantes, desta forma será possível criar mecanismos para incentivo à prática do esporte. “Com estes dados é possível mapear algumas questões e trabalhar para despertar o interesse pelo esporte e atividades físicas”, disse.
O ministro também destacou que o ingresso no mercado de trabalho está entre os motivos pelos quais ocorre o abandono da prática esportiva. O desporto escolar também foi lembrado por ele como fundamental.
“Funciona como uma mola propulsora para que o jovem tenha interesse no esporte e na atividade física. A prática do esporte começa basicamente na escola, mas, muitas vezes, falta a infraestrutura. Queremos que estes alunos sejam estimulados. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta” disse.
Presente ao evento, o presidente estadual do PRB, Eduardo Lopes, elogiou a iniciativa do Ministério do Esporte na elaboração do documento e disse que os dados da pesquisa mostram que é necessária a participação de todos para o incentivo a prática de esportes.
“As estatísticas mostram que o sedentarismo é um grande vilão. Vislumbro que a questão tem raízes mais complexas que podem provocar adiante uma questão séria de saúde pública. Sem contar que o esporte já tirou muitos jovens de situações de risco, como o crime”.
Os resultados da pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte estão disponíveis no site do Ministério do Esporte. http://www.esporte.gov.br/
Por Mônica Soares
Ascom PRB/RJ
Fotos: Demóstenes Ramos | José Muniz