João Mendes preside terceiro Fórum da Agenda Nordestina
O terceiro encontro da Agenda Nordestina debateu a criação do Centro Social de Entretenimento para recreações tradicionais nordestinas. O vereador João Mendes de Jesus (PRB) presidiu a sessão realizada no auditório da Câmara Municipal, no dia 26 de outubro. Na ocasião, estavam presentes Gilberto Teixeira, coordenador do Coletivo de Nordestinos; Rodrigo Teixeira, que representou a Coordenadoria do Marketing da Feira de São Cristóvão; e o professor Miguel Freire, que apresentou suas propostas aos presentes na sessão.
Para dar início ao debate, o repentista e poeta Ednaldo Santos apresentou uma composição em homenagem ao fórum. Após a apresentação, que trouxe a alegria dos ritmos do Nordeste ao auditório, as propostas foram apresentadas. O professor Miguel Freire propôs a ideia da criação do Centro Social de Entretenimento.
O local teria por finalidade ser um lugar de cultura, lazer e entretenimento para os nordestinos e suas famílias. Porém, a casa iria além de um clube de recreação. O ambiente seria a extensão da cultura nordestina para ressaltar a importância do Nordeste e das pessoas que nasceram em região tão importante para o país. Lazer, cultura e memória seriam a base das ações de promoção da cultura nordestina.
O Centro Social de Entretenimento terá um caráter de experimentação para levar os nordestinos e seus familiares a descobrirem sua cultura por meio da poesia, cinema, teatro, dança, culinária, música, cursos e oficinas, além de outras formas de expressão. O Centro buscará parcerias com universidades, governo e municípios dos estados do Nordeste.
O professor Miguel Teixeira destacou que o local será mais uma alternativa para tirar a juventude da criminalidade, além de colaborar com a formação profissional, o que, no futuro, significa um auxílio no aumento de renda. Também foi debatida a proposta de organização da Feira de São Cristóvão. Com o estabelecimento de uma cartilha de funcionamento, organização da distribuição financeira entre os artistas da feira e o incentivo à visitação ao local por parte do público carioca. Todas as propostas foram debatidas em grupo.
“É muito interessante ver as ideias florescerem neste fórum. Cada pessoa tem a oportunidade de colaborar com o projeto que, no futuro, irá fortificar essa cultura vasta e rica, que é a nordestina. Vamos continuar com os nossos fóruns e nos preparar para a audiência pública, onde teremos um contato ainda maior com essas pessoas que estão lutando para manter viva a história de seu povo”, assegura João Mendes de Jesus (PRB).
Cada fórum tem por finalidade levantar e debater questões do âmbito da preservação da cultura nordestina. Todas as propostas serão arquivadas para serem apresentadas no relatório final que irá para o debate público. A Agenda Nordestina conta com o apoio de 33 vereadores, e já possuí uma audiência pública agendada para o dia 5 de dezembro.
Ascom vereador João Mendes de Jesus.