João Mendes homenageia desembargadores
O vereador João Mendes de Jesus (Republicanos) homenageou na última sexta-feira (18), no plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, cinco desembargadores com importantes comendas. Três dos magistrados foram laureados com o “Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto” e dois receberam das mãos do parlamentar o título de “Cidadão Benemérito” da Cidade Maravilhosa.
João Mendes disse que as deferências aos desembargadores Vitor Marcelo Rodrigues, André Marques, Renata França, Humberto Dalla e Eduardo Biondi, apenas fazem jus às carreiras dos magistrados, que se dedicaram a fazer Justiça, a democratizá-la e a facilitar o acesso da população carioca e fluminense aos tribunais e inúmeros órgãos e departamentos do Judiciário.
“Creio que homenagear os desembargadores vai ao encontro da sociedade deste Estado e de sua capital que reconhecem o trabalho profícuo, importante e de grande responsabilidade dos juízes ora homenageados. Todo desembargador é juiz e, com efeito, suas responsabilidades são hercúleas, porque um ofício e profissão complexos, já que os desembargadores tratam de questões urgentes, difíceis e muitas vezes incompreendidas, quando se trata de que em dado momento determinado assunto ou acontecimento está sob forte emoção por parte da sociedade”, afirma João Mendes de Jesus, para logo concluir: “Sem justiça não há paz, e paz é o que a sociedade quer, bem como os nobres desembargadores homenageados pelo povo carioca”.
A sessão solene presidida por João Mendes ocorreu com a presença dos cinco desembargadores que ocuparam assentos na Mesa Diretora do evento, que contou com a participação de cerca de 200 convidados. Entre os participantes: familiares, colegas e amigos dos magistrados, além de autoridades, da Justiça e da Câmara Municipal, que prestigiaram o evento, a exemplo do presidente da Câmara, vereador Caio Caiado, que também compôs a Mesa.
Os magistrados agradeceram ao vereador João Mendes pelas comendas e ratificaram em seus discursos o compromisso com a Justiça, a proteção à sociedade, assim como guardiões da Constituição, do Estado Democrático de Direito, com respeito à democracia e ao direito das pessoas de serem ouvidas pelo Judiciário cujas demandas são inadiáveis e urgentes.
Homenagem merecida
A Medalha Pedro Ernesto é a principal homenagem que os cidadãos do Município do Rio de Janeiro, por intermédio da Câmara dos Vereadores, prestam às pessoas que se destacam na sociedade civil, carioca e brasileira. O Título de Cidadão Benemérito é concedido a personalidades que desempenham trabalhos relevantes em prol do município do Rio de Janeiro e da sociedade em geral.