Emoção na sessão solene que comemora os 20 anos do jornal O Nordestino na Alerj
A emoção tomou conta durante a Sessão Solene que comemorou os 20 anos do jornal O Nordestino, órgão oficial da Feira de São Cristóvão, dia 19 de agosto, no plenário da Alerj. Iniciativa da deputada Rosangela Gomes (PRB), durante o evento ela também homenageou o fundador do periódico, Gilberto Costa, e outros dois jornalistas com o Diploma Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo. Colaboradores e amigos do jornal receberam Títulos de Cidadania.
A superação de dificuldades, a vinda para o Rio de Janeiro de suas cidades distantes muito quilômetros daqui foi um ponto em comum de nordestinos, do libanês naturalizado brasileiro Kamal Kalaoun, e do português José Morais, conhecido como Sangue Bom da Barão. Eles também dividem o amor pela Feira de Tradições Nordestinas, presidida por Antônio Helismar, agraciado na cerimônia com o Diploma Cristo Redentor pela gestão competente desse ponto turístico e espaço da memória da cultura nordestina.
“Nesta solenidade eu estou apenas reconhecendo o que quem visita o nordeste encontra: um povo acolhedor e carinhoso. E vocês, na Feira de São Cristóvão, trazem um pouco dessa região do Brasil até nós e também nos recebem da melhor maneira possível”, afirmou a deputada Rosangela Gomes, que durante a sessão brincou com Kamal Kalaoun ao lembrar que em Nova Iguaçu há uma filial da Brasil Roupas, empresa que o libanês começou na região da Saara, no Centro.
O Sangue Bom da Barão José Morais, ao ser chamado, foi aclamado pelos comerciantes da feira, parentes, amigos e pelo presidente da Saara, Ênio Bittencourt. E mais uma vez a parlamentar fez uma brincadeira. “Mas o senhor está com uma torcida grande aqui, hein”. Morais agradeceu aos pais e lembrou que ficariam orgulhosos em vê-lo agora , enquanto Kalaoun afirmou que o coração saltitava de alegria e assegurou às pessoas presentes e à parlamentar que jamais vai decepcioná-los.
Potiguar da cidade de Canguaretama, José Carvalho, conhecido na Feira como Zé do CD, tem a preocupação de valorizar os artistas, e coloca à venda apenas produtos originais. Ele também recebeu o Título de Cidadania do Estado e tinha escrito um discurso, mas trocou o papel e improvisou na hora, declarando sua gratidão à família, aos filhos e aos amigos que fez na cidade onde mora desde criança.
Colunista de O Nordestino, o jornalista Edmilson Ventura lembrou que o diploma que recebeu leva o nome de um nordestino ilustre: Barbosa Lima Sobrinho.” Estou muito agradecido”, declarou ele, que assim como o presidente Gilberto Costa, levantou o diploma como se fosse um troféu. Nascido em Cratéus, no Ceará, Gilberto Costa veio para o Rio há mais de 40 anos. Com uma filha e quatro netos, é jornalista, radialista, compositor, educador e conselheiro tutelar. Compôs cerca de 200 músicas e uma delas foi gravada por Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.
E em seu discurso, ele reconheceu o apoio recebido pelo atual presidente da Feira, Helismar, e a importância do movimento que os comerciantes do local fizeram para que não fossem retirados de São Cristóvão. O terreno é da prefeitura, cedido em comodato para os feirantes. Ali funciona inclusive uma região administrativa da prefeitura do Rio.
Repórter fotográfico de O Nordestino, Rubens Leite é da Paraíba. Jornalista, radialista, produtor de programas de rádio e TV e âncora do Programa Conexões Nordeste, veiculado pela TV NGT – canal 26, teve o trabalho reconhecido com o Diploma Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo.
Foto: Mariana Ramos