Deputada Rosangela Gomes cria projeto de lei em homenagem a José Alencar
O projeto proposto pela deputada estadual Rosangela Gomes (PRB), a fim de homenagear o nome de José Alencar, ex-vice-presidente da República, que fica instituído no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro o Diploma José Alencar, destinado a premiar personalidades e entidades que reconhecidamente hajam contribuído para o crescimento e desenvolvimento econômico no Estado do Rio de Janeiro.
O deputado que propuser a concessão do Diploma José Alencar fará através de projeto de resolução devidamente justificado e acompanhado de currículo do nome proposto.
“Ele foi um homem que lutou e fez sua história no país, aprendi muito com ele durante os muitos encontros que o PRB promoveu. Ele sempre será um referencial para nós”, disse a deputada.
Ele foi senador pelo Estado de Minas Gerais e vice-presidente do Brasil. Foi um dos maiores empresários do Estado de Minas Gerais. Construiu um império no ramo têxtil, sendo a Coteminas sua principal empresa.
José Alencar possuía um delicado histórico médico. A partir do ano 2000, enfrentou um câncer na região abdominal, tendo passado por mais de quinze cirurgias, uma delas com duração superior a 20 horas. Em sua longa batalha contra o câncer, submeteu-se a um tratamento experimental nos Estados Unidos, com resultado inconclusivo. Em 2010 após repetidas internações e intervenções médicas, decidiu desistir de se candidatar ao Senado.
No final de seu mandato como Vice-presidente da República, em 2010, apresentava um complexo estado de saúde, sendo necessária até mesmo a interrupção do tratamento contra o câncer. No dia 22 de dezembro de 2010, foi submetido a uma cirurgia para tentar conter uma hemorragia no abdômen.
Voltou a ser internado, vindo a morrer devido a falência múltipla dos órgãos em decorrência do câncer na região abdominal.