Campanha “Mulher, tome partido!” amplia filiações em todo o Brasil
Desde que assumiu o comando nacional do Mulheres Republicanas, a senadora Damares Alves estabeleceu, como um de seus principais objetivos, a filiação do maior número de mulheres ao Republicanos. A meta não apenas incentivou o engajamento feminino nos espaços de poder e decisões, mas também trouxe um novo momento à participação das mulheres na política brasileira.
“Mulher, tome partido!” e capacitação política
Há 10 meses, Damares Alves lidera uma série de encontros em todas as regiões do Brasil, destacando a importância da participação feminina na política. A campanha nacional de filiação lançada pela republicana – “Mulher, Tome Partido!” – mobiliza mulheres de norte a sul do país, assim como os treinamentos exclusivos para pré-candidatas, com foco nas eleições municipais de 2024.
Ano passado ocorreram eventos em Sorocaba (SP), Imperatriz (MA), Belém (PA), Vitória (ES), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Campinas (SP), além de um encontro nacional com republicanas de todo o país, em Brasília-DF. Neste ano, a campanha e o treinamento chegaram à Teresina (PI), Novo Gama (GO), Anápolis (GO), Boa Vista (RR), Salvador (BA), Macapá (AP), Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR).
Nesse período, mais de 2,7 mil mulheres foram capacitadas por meio do treinamento político “Formando Mulheres para o Futuro”, que contempla oficinas e palestras sobre o que é permitido, ou não, durante a corrida às urnas; legislação eleitoral; comunicação para pré-candidatas com estratégias e táticas; planejamento de campanha nas redes sociais; além da apresentação da estrutura do movimento e o mapa situacional, por estados e regiões.
A formação das mulheres republicanas é conduzida por especialistas como a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e atual secretária-geral do Mulheres Republicanas, Cristiane Britto; a advogada e especialista em Direito Eleitoral, Dra. Carla Rodrigues; a jornalista Natália Tavares; além do também jornalista, especialista em comunicação governamental e SEO da Agência Vizze, Maurizan Cruz.
Em maio deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi registrado um impressionante incremento no número de filiações de mulheres ao Republicanos: 40.138 novas filiadas, que representam um aumento de 1.694,3%, em comparação com os números do mesmo período no ano passado.
Inclusão e acessibilidade
Os eventos da campanha e da formação são projetados para serem inclusivos, oferecendo serviços como espaço kids, espaço amamentação e atendimento especializado para pessoas com deficiência. Com intérpretes de libras e assentos especiais, garante-se que todas as mulheres possam participar ativamente da mobilização.
Damares Alves festeja o sucesso e o impacto positivo da campanha pelo país. “Celebramos os 10 meses da nossa campanha ‘Mulher, tome partido!’, que percorreu as cinco regiões do Brasil, movimentando e desafiando as mulheres a tomarem partido. Mas a campanha não acabou, ela continua, e eu quero convidar as mulheres a virem para o Republicanos e tomarem partido por cada mulher, pela família e pelo Brasil. Quero agradecer a todos que me ajudaram a construir e a executar essa importante campanha e pedir que continuem compartilhando essa ideia”, destaca a secretária nacional.
Além do foco na filiação e capacitação feminina de lideranças políticas, o Mulheres Republicanas também se destaca na defesa dos direitos das mulheres parlamentares e no combate à violência política, fomentando ambientes políticos mais seguros e inclusivos para as mulheres em todas as esferas de poder.
Por Ascom – Mulheres Republicanas Nacional