Campanha de combate ao câncer de mama em Madureira
A campanha internacional “Outubro Rosa” de conscientização e compartilhamento de informações sobre o câncer de mama chega, nesta sexta-feira (18/10), às instalações tecnológicas da Nave do Conhecimento de Madureira. A partir das 15h30, os visitantes poderão participar do debate “Saúde das mamas” e do quiz sobre “Mitos e Verdades”; conhecer a exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”; cantarolar junto com a atriz e cantora Zezé Motta, que é madrinha da campanha, em seu pocket-show de voz e violão; e ainda assistir ao filme “Garotas do Calendário”.
As atividades são gratuitas e vão até o término da exibição do filme, por volta de 20h30. Através de vídeoconferência, todas as atividades serão transmitidas para as Naves do Conhecimento de Padre Miguel e Penha. O evento é mais uma ação da parceria entre a Prefeitura do Rio, por meio das secretarias de Saúde e de Ciência e Tecnologia (SECT), com o Instituto Nacional de Câncer (INCA-Ministério da Saúde).
Na sala de aula digital da Nave do Conhecimento ocorrerá o debate sobre “Saúde das mamas”, moderado por técnicos do INCA, que utilizarão como ferramenta educativa a lousa digital e o quiz sobre “Mitos e Verdades”, criado pelo instituto para desmistificar crenças sobre a doença. As atividades seguem com mesa de bate-papo sobre câncer de mama e música, com participação da madrinha da campanha, a atriz e cantora Zezé Motta (que fará um pocket-show) e pacientes.
Na ocasião, será lançada, na Galeria Digital da Nave, a exposição virtual “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, fruto da parceria entre INCA e Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Em formato digital, a mostra passa pelo simbolismo da mama e reúne imagens de campanhas de controle do câncer de mama realizadas no país ao longo das últimas décadas. Ficará em exibição em todas as Naves durante o mês de novembro. A versão física, com 20 painéis medindo 1,0m X 1,10m, será inaugurada na Casa de Oswaldo Cruz, no próximo dia 21 de outubro.
No início da noite, será exibido no cinema ao ar livre o filme “Garotas do Calendário” (sujeito à alteração, em caso de chuva), que aborda questões como saúde, autoestima e conhecimento do corpo feminino, representando o clima da campanha “Outubro Rosa”.
Câncer de mama
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores da pele não melanoma: Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).
Todas as ações da campanha de 2013 estão no hotsite: http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2013/. A Nave do Conhecimento fica no Parque de Madureira, com acesso pelo portão da Rua Manoel Marques.
Fonte: rio.rj.gov.br