Ministro Eduardo Lopes entrega autorizações para 123 embarcações pescarem camarão no RJ
Nesta sexta-feira (30), o ministro Eduardo Lopes, da Pesca e Aquicultura, estará em Angra dos Reis, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, para solenidade de autorização para a captura de camarões, com rede de arrasto, a 123 embarcações da pesca artesanal, que atuam a partir dos municípios de Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Itaguaí, Macaé, Niterói, Paraty, Rio de Janeiro e Niterói.
A autorização para a pescaria se inicia no próximo domingo (dia 1º de junho) e terá validade por 90 dias. O prazo poderá ser prorrogado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura por igual período. As embarcações mencionadas têm entre 5,6 metros a 12,9 metros de comprimento, e capturam camarões (das espécies rosa, sete barbas, camarão barba ruça e santana) em baias como a de Guanabara, Ilha Grande e Sepetiba.
A autorização, entretanto, tem caráter excepcional, conforme a Instrução Normativa nº 9 do MPA, de 28 de maio de 2014. No futuro, as 123 embarcações mencionadas serão enquadras no sistema de permissionamento do MPA, que prevê a captura por espécie.
No momento, já participam desse sistema 541 outras embarcações do Rio de Janeiro dedicadas à captura do camarão. Dessas embarcações, 72 se dedicam ao camarão rosa, das quais a grande maioria é caracterizada como da frota da pesca industrial. Já as 469 embarcações dedicadas ao camarão sete barbas são inteiramente da pesca artesanal. As duas espécies são as mais valorizadas no mercado.
O sistema de permissionamento foi criado para garantir a sustentabilidade ambiental das pescarias, de modo a evitar a sobrepesca, a captura acima da capacidade de reposição dos estoques pesqueiros.
Programação
(30 de maio, sexta-feira)
15h – Entrega de Autorização de Pesca de arrasto de camarão e carteiras de pescadores.
Local: Avenida Almirante Jair de Carneiro Toscano de Brito, S/N – Parque Palmeiras. Angra dos Reis (RJ).
17h – Encerramento.