Catumbi recebe serviços do Rio em Ação
Moradores do Catumbi e arredores não deixaram a chuva atrapalhar e aproveitaram o Rio em Ação, que chegou ao bairro neste sábado (3) levando um mutirão de serviços municipais e de outros órgãos públicos. Foi a primeira edição de 2018, que ocorreu na Escola Municipal Estados Unidos. O prefeito Marcelo Crivella compareceu e aprovou o resultado mais uma vez:
– Estamos correndo a cidade inteira com estes eventos, prestando serviços e faclitando a vida de todos. Agora mesmo m com uma senhora que precisa fazer uma cirurgia e ajudamos a agendar no Corujão da Saúde. É importante a prefeitura se aproximar do cidadão, explicou.
O Rio em Ação no Catumbi ocorreu das 10h às 14h para responder as demandas de uma fila que chamou atenção do bairro. Durante o evento, foi possível pegar a senha para emissão da 1ª e 2ª via de RG e CPF no Detran Presente, agendar emissão da carteira de trabalho, cadastrar-se no programa Minha Casa Minha Vida e se proteger contra a febre amarela, entre outros serviços.
Para o subsecretário de meio ambiente Justino Carvalho, a aproximação da Prefeitura com o cidadão também revela um pouco do carioca. O stand de sua subsecretaria sempre distribui mudas que fazem sucesso no evento. E hoje não foi diferente.
– É natural. Os moradores têm esta necessidade de andar perto do verde e isso faz parte da consciência do carioca, desta unidade com a natureza que nós temos. Tudo isso fala ao coração do cidadão, exaltou.
Identidade e certidão
Para Jonathas Gomes da Silva o Rio em Ação serviu para resolver um problema que lhe afligia há três meses: a falta de CPF. Com apenas sua certidão de nascimento, ele conseguiu encaminhar seus documentos e ainda procurar mais nos serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação:
– Estou procurando emprego, afirmou.
Números de atendimento
O Rio em Ação fechou 250 atendimentos para o “Minha Casa, Minha Vida”. Já para um novo CPF houve 210 pessoas que usaram o serviço.
A mamãe Maria Santiago teve um caminho diferente de Jonathas. A pequena Claire Isabelly veio com um problema na sua certidão e ela não quis deixar passar.
– Tenho que resolver. A certidão veio com o dia de nascimento errado e também quero fazer um novo cadastro do bolsa família, disse.
Servidores
Toda edição do Rio em Ação só é possível porque funcionários da prefeitura abrem mão do sábado para ajudar. Para Fabiane Portela, coordenadora socio-ambiental da Rio Águas, foi mais uma oportunidade de educar a população e ajudar a evitar enchentes.
– Temos sempre este trabalho de conscientização social. Mostrar para o cidadão e moradores do entorno a importância da limpeza dos rios e organizar para que a comunidade aprenda mais. Entenda que todas as obras municipais também são dos moradores.
Balanço
Em 2017, o Rio em Ação realizou mais de 38 mil atendimentos em suas oito edições. Os serviços mais procurados foram da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que promoveu ações de vacinação, saúde bucal, auriculoterapia e distribuição de preservativos, por exemplo.
A edição com maior presença de público aconteceu em Santa Cruz, quando os agentes da prefeitura e parceiros fizeram quase sete mil atendimentos. Para Renata Lucia, intérprete de libras presente no stand da Subsecretaria de Pessoa com Deficiência, o mutirão ajuda a mostrar caminhos para o cidadão:
– Além de orientação de empregabilidade, explicamos como podemos ajudar a levar para lugares, se comunicarem e respondemos todas as suas dúvidas. É uma chance para quem ainda não conseguiu ser atendido, revela.
O Rio em Ação volta em abril. Acompanhe os canais da Prefeitura para saber quando chega em sua região.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro