As Guerreiras Cabistas
Arraial do Cabo tem uma tradição de lutas com seus bravos pescadores e mulheres empoderadas nas mais diferenes tarefas. E é nesse cenário que se destaca o trabalho de um grupo tradicional de mulheres o “Guerreiras Cabistas” que hoje compõe o Movimento Mulheres Republicanas.
Este encontro aconteceu no início do mês, dia 5, na sede do Republicanos da cidade e faz parte do trabalho de conscientização da prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero, feito todo ano sempre no período do Outubro Rosa.
Além da preocupação com a saúde das mulheres, o encontro também teve o objetivo de tratar políticas públicas para o universo feminino e também ouvir as necessidades específicas em torno do município na visão da mulher. Aproximadamente 500 mulheres participaram do evento. Mas esse número ultrapassa a marca de 1.000 mulheres que participam ativamente do movimento.
A primeira secretária do Mulheres Republicanas Arraial e líder do grupo Guerreiras Cabistas Juliana Vianna explica que a intenção delas é ir além do empoderamento feminino, não só buscar avanço em relação aos direitos das mulheres e aos espaços que ocupam, mas, também, buscar a transformação necessária para que isso possa acontecer.
“Queremos que suas vozes sejam ouvidas, suas ações sejam reconhecidas. Uma mulher empoderada é capaz de transformar toda a realidade em volta dela,” comentou Juliana.
O Guerreiras Cabistas coleciona várias ações ao longo desses anos em benefício da sociedade, buscando sempre entender as reais necessidades das mulheres em todos os seus segmentos, incentivando atividades, apoiando necessidades e, acima de tudo, mostrando para cada mulher como ela pode assumir seu poder individual.
O próximo passo, segundo Juliana, é a implantação de um núcleo de atendimento às mulheres, através de orientação da delegada local, defensoria pública e ministério público.
Fazem parte também dessa liderança feminina Milena Freixo, Marcela Rocha, Juliana Rodrigues, Regina Pessoa e Andréia Tinoco.
“Gostaria de agradecer o apoio e incentivo da Secretaria Nacional do Mulheres Republicanas Rosângela Gomes e da secretaria estadual Tânia Bastos”, concluiu Juliana.
Ascom Republicanos Arraial do Cabo.