Tia Ju defende o apoio financeiro ao programa Disque Denúncia
A deputada estadual Tia Ju é co-autora da Indicação Legislativa n⁰ 173/2019, que solicita a renovação de convênios com a finalidade de apoiar financeiramente o programa Disque Denúncia. O serviço, pioneiro no país, é uma central de atendimento especializada em atender a população, criada para receber, armazenar e encaminhar às forças policiais informações sobre crimes diversos.
Há 24 anos o programa já soma mais de 2,5 milhões de denúncias cadastradas. Este ano, até setembro, o número de denúncias chegou a quase 76 mil. A central de atendimento foi responsável por informações que levaram a soluções de casos famosos, como a morte do jornalista Tim Lopes e do menino João Hélio. Contudo, o Disque Denúncia não é um serviço governamental – é uma iniciativa do Instituto Movrio, uma entidade privada e sem fins lucrativos, totalmente financiado por empresas através de parcerias, contribuições e convênios.
“Cerca de 60% dos gastos do programa eram financiados pelo poder público estadual até 2016, mas desde então os recursos deixaram de ser repassados e com isso a central deixou de funcionar 24 horas e também aos domingos e feriados. A restrição fez com que o número de denúncias tivesse queda de quase 40%, comparado com a média dos últimos dez anos. Espero que o nosso governador, Wilson Witzel, entenda a importância deste serviço e colabore para garantir a manutenção de um dos instrumentos mais importantes na resolução de crimes no estado do Rio de Janeiro, nos últimos 20 anos”, finalizou Tia Ju.
Ascom Tia Ju