Fique atento às dicas sobre seu título eleitoral
Os eleitores que pretendem tirar o título em 2016 e se acertar com a Justiça Eleitoral já podem correr na frente, a emissão vai até o dia 4 de maio e o prazo é o mesmo para transferência do documento para outro estado. Os brasileiros que não resolverem suas pendências até a data determinada terão o título cancelado.
O voto é obrigatório para todo brasileiro nato ou naturalizado com idade entre 18 e 70 anos. É opcional para os analfabetos e para aqueles com idade entre 16 e 18 anos ou maiores de 70 anos. Os homens que completam 19 anos entre os meses de maio e outubro de 2016 deverão se alistar até 4 de maio de 2016 para não incorrer multa, que é no valor de R$ 3,51.
A inscrição eleitoral é gratuita e pode ser feita no cartório eleitoral da sua cidade. São necessários os seguintes documentos: Carteira de identidade, carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento.
Certificado de quitação do serviço militar: obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, dentre outros). A apresentação deste documento é obrigatória para maiores de 18 anos do sexo masculino.
Comprovação recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível fazer o préatendimento antes de procurar os cartórios. O eleitor pode acessar a página Título Net, do TSE, ferramenta disponível para agilizar atendimento final, feito nos cartórios eleitorais.
Fonte: TRE RJ
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas