Exposição Tarsila e Mulheres Modernas no Rio
O Museu de Arte do Rio apresenta “Tarsila e Mulheres Modernas no Rio”. Por meio de 200 peças entre pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, esculturas, instalações, documentos, material audiovisual e objetos pessoais, a exposição explicita a maneira pela qual a atuação de figuras femininas foi fundamental para a construção das sociedades carioca e brasileira, entre os séculos 19 e 20, nas mais diversas áreas, como artes visuais, literatura, música, teatro, dança, medicina, arquitetura, esporte, religião, política etc.
É a primeira vez que Tarsila do Amaral é contextualizada para além do campo das artes, abordando também o período pelo qual o Brasil e o Rio passaram, das lutas pelos direitos das mulheres que assumiam seu papel na sociedade, seus corpos e desejos. Nesse contexto, a vida e a obra da artista, está representada com 25 pinturas e dez desenhos.
Nomes como Djanira, Anita Malfatti e Lygia Pape, da arquiteta Lota de Macedo Soares, da bailarina Mercedes Baptista e da presa política Pagu, fazem parte desta coletiva sobre o universo feminino, que festeja todas as formas de arte.
Crônicas e fotografias do acervo pessoal de Clarice Lispector, um manuscrito de Rachel de Queiroz, ilustrações de Debret e uma escultura de Ligia Clark são apenas algumas peças da exposição, que estará em cartaz até 20/09/2015.
Horário: de terça a domingo, das 10h até 17h. Ingressos a R$ 8,00. Às terças-feiras, o MAR é gratuito para todos.
Fonte: www.museudeartedorio.org.br