Audiência discute saúde da mulher negra
Para discutir políticas públicas à saúde da mulher negra, uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 3, a pedido da vereadora Leide (PRB), que preside a Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente.
“Quando ficamos envolvidos em ações de combate a qualquer tipo de violência, mostramos que estamos dispostos a contribuir para
minimizar seus efeitos. E não se preocupar com a saúde da mulher é um tipo de violência. A nossa proposta é realizar várias audiências públicas com temas importantes para o público feminino”, afirma a vereadora Leide.
Durante a audiência, foram abordados temas sobre preconceito à mulher negra, enfrentamento à feminização da AIDS e humanização do parto. “Não temos que nos calar com o preconceito que sofremos todos os dias. A Saúde precisa admitir que existe diferença no tratamento à mulher negra. As negras recebem menos anestesia na hora do parto por serem consideradas mais fortes para parir seus filhos. Além disso, as cicatrizes de suas cesáreas são maiores do que das mulheres brancas ”, relata a ativista Cristiane Oliveira.
Militante do enfrentamento à AIDS desde 1998, em Duque de Caxias, Cleide Jane espera a viabilização de um grupo de trabalho para combater a feminização da doença. “Com isso, chamaremos governo, sociedade civil e entidades organizadas para discutir a criação de um plano integrado de trabalho.”
A vereadora Juliana do Táxi (Pros) falou sobre fiscalização.
“Precisamos estar atentos ao atendimento dado a essas mulheres no nosso município. A população precisa estar preparada para cobrar seus direitos, trazendo as demandas prioritárias a essa Casa. E os governos precisam dar continuidade aos programas de qualidade já existentes.”
Acrescentando o discurso da colega, o parlamentar Moa (PT) ressaltou: “As normas existem, o problema é que quase nunca são cumpridas com rigor. Cada um de nós deve se responsabilizar pelo cumprimento das leis que garantem os direitos do cidadão.”
Ao final do evento, a vereadora Leide homenageou as mulheres que se destacam na Cidade pelo combate à violência contra a mulher, entregando as comendas “Prêmio Honra Maria da Penha” e “Medalha Zumbi dos Palmares”.
“Nosso município está bem representado por essas mulheres que lutam há anos nessa causa. Com esse trabalho incansável, um dia
conseguiremos erradicar a violência contra a mulher”, destacou.