Aprovada no Rio de Janeiro, lei pioneira no combate à violência política de gênero
A deputada estadual Tia Ju tem pautado o seu mandato realizando um trabalho assertivo e que beneficie os moradores do Estado do Rio de Janeiro. Como Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e coautora da Lei 10.620/24, junto com a deputada Martha Rocha (PDT), recentemente compartilhou uma grande conquista para as mulheres: o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo Público, que agora inclui medidas para proteger também as candidatas durante o período eleitoral e os movimentos femininos com potencial político.
Essa mudança é essencial porque o combate qualquer forma de discriminação, inclusive no ambiente virtual, e coíbe situações de assédio, como a pressão para que mulheres desistam de suas candidaturas. Segundo a deputada Tia Ju, a participação plena e igualitária das mulheres na política precisa ser garantida, valorizada e protegida.
“No Rio de Janeiro, saímos na frente com uma lei pioneira no combate à violência política de gênero – a primeira do Brasil! Agora, com essa ampliação, também protegemos as militantes, aquelas mulheres que saem às ruas para pedir votos e defender seus ideais, mas que, infelizmente, ainda são alvos de violência e ataques. Seguimos juntas, fortalecendo a voz feminina na política e garantindo que nenhuma mulher se sinta sozinha nessa luta. Vamos ocupar cada vez mais espaços de liderança!”, destacou a deputada.