Vereadora Tânia Bastos participa da II Caminhada pela Conscientização do Autismo, na Ilha do Governador
Mais de duas mil pessoas pessoas participaram da caminhada em prol da conscientização do Autismo, na Praia da Bica, neste último domingo (12/4), na Ilha do Governador.
De acordo com o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), o número de pessoas atingidas cresce cada vez mais. Em 1990, era um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas. Atualmente a estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas (números americanos). No Brasil, não há estatística oficial, mas levantamentos apontam que são dois milhões de autistas no país.
Para a integrante do Grupo de Pais CompartIlha, Elaine Brandão, o objetivo do movimento é chamar a atenção da sociedade civil e autoridades para garantir os direitos e informar a população sobre os sintomas do transtorno.
– Meu filho era uma criança normal e, por volta de um ano e sete meses, ele começou a regredir na linguagem. Ele se fazia de surdo, começou a andar na ponta dos pés e eu não conseguia enxergar que ele tinha um problema. Sabemos que o diagnóstico precoce é essencial para o desenvolvimento do autista, por isso, nós focamos neste trabalho de divulgação do transtorno -, disse.
Considerada a madrinha do Autismo, a vereadora Tânia Bastos, destacou os avanços das políticas públicas.
– Hoje estamos vivendo um momento histórico, pois a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro começou a capacitar os profissionais da Clínica da Família Assis Valente e também implementou o protocolo de atendimento para diagnosticar e tratar o autismo. A expectativa é que em até dois anos toda a rede de saúde esteja pronta para prestar o atendimento. Isso é fruto da parceria entre a sociedade civil, que se mobiliza através destes movimentos, da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura do Rio. Somente trabalhando em conjunto poderemos continuar conquistando serviços públicos de qualidade.
O evento contou com o apoio da Prefeitura do Rio, Subprefeitura da Ilha, Aguadeiros da Cedae, Guarda Municipal, PM, Bombeiros, professores e alunos da Unisuam, equipe de capoeira do mestre Huck, Associação de Ciclistas da Ilha, 11ª Coordenadoria de Educação, entre outros.
Fotos: André Barbosa