Protagonismo juvenil. O que isto tem a ver com você?
Quando se fala em protagonismo juvenil, se pensa em mudança social envolvendo os campos das políticas públicas, a prática social e o campo do direito. Para Costa (2006) os jovens podem e devem protagonizar ações nesses campos, pois sempre terão uma interface relacionada entre essas estruturas. Segundo Bioethicsline (1994), a atuação criativa, construtiva e solidária do jovem é importante junto às pessoas do mundo adulto na solução de problemas reais na escola, na comunidade e na vida social como um todo.
O autor percebe o protagonismo com uma forma de atuação, a partir do que os jovens sentem e percebem da sua realidade. Portanto, trata-se de uma visão pedagógica indiscutivelmente de mudança, de participação individual e coletiva, mas que ainda assim, reflete ação, que não responde ao questionamento acima sobre o real interesse do protagonista, que poderá ser positivo ou negativo na visão de quem assiste, mas formatado e recheado de protagonismo por aquele que vive a realidade, assim assistida.
A conversa, o debate, a troca de experiências e a participação dos jovens são fundamentais em qualquer iniciativa de mudança. São eles os atores principais e precisam ser ouvidos neste cipoal de questões diariamente abordadas, sobretudo pela nossa mídia e pelos bastidores da vida.
Sandra Mara Nunes Vivoni
Doutora em Sociologia e Mestre em desenvolvimento local