JORGE COSTA (PRB/RJ) PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE AÇÕES DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO ÀS DROGAS
Município de Barra Mansa pretende ser beneficiado junto a cidades vizinhas por meio do Consórcio Intermunicipal de Segurança
A secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Compod (Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas), realizou nesta terça-feira, dia 04, uma reunião com o subsecretário estadual de Prevenção à Dependência Química, Cláudio Mascarenhas, e com o gestor do Estado do Rio, do programa federal ‘Crack é possível vencer’, Rodrigo Guerra. O encontro aconteceu no Parque da Cidade, e contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Saúde, Ordem Pública e do vice-prefeito Jorge Costa (PRB/RJ). Esta é a primeira visita de nível estadual à Compod e já rendeu frutos. A expectativa é que mesmo sem o número de munícipes suficientes para implantar o programa federal, Barra Mansa pode ser beneficiada, caso o Ministério da Justiça aceite a solicitação do CISEGCI (Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania do Médio Vale Paraíba Fluminense).
“Sabemos das necessidades de Barra Mansa e, a intenção é que, por meio do Consórcio Intermunicipal de Segurança, que é composto por 13 municípios da região Sul Fluminense, toda a região possa ser beneficiada”, comentou Rodrigo. “São importantes esses encontro, pois queremos trazer para Barra Mansa programas que sejam positivos na prevenção ao álcool e outras drogas”, acrescentou a coordenadora da Compod, Emília Nascimento, ressaltando que 2013 foi um ano de articulações e que a expectativa é que 2014 seja de realizações no setor.
A presidente do CEPOPD (Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas), Maria Luiza Arantes, também participou da reunião e afirmou que Barra Mansa está no caminho certo para buscar recursos disponíveis em nível estadual e federal para programas de prevenção e enfrentamento das drogas. “Nossa intenção com esse encontro é ajudar o município a se articular e acompanhar as políticas públicas realizadas em Barra Mansa. Dessa forma é possível definir estratégias e projetos específicos para as necessidades da região”, estabeleceu Maria Luiza.
Com a mesma intenção de conhecer as necessidades do município e o trabalho realizado pela Compod, o subsecretário, que tomou posse em dezembro de 2013, também avaliou positivamente as ações realizadas pela coordenadoria. “Não dá mais para fazer um trabalho único e inserir nos municípios. Cada um tem uma necessidade específica. Queremos saber quais são essas necessidades e em que podemos colaborar, na estrutura, na gestão ou nas intermediações políticas”, explicou Cláudio, acrescentando que as visitas serão constantes para que o trabalho entre estado do Rio e municípios ganhe, cada vez mais, força.
Segundo Rodrigo Guerra, Barra Mansa não está incluída nas cidades do estado que vão receber o programa Crack é possível vencer porque não possui mais de 200 mil habitantes. A regra é estipulada pelo governo Federal. Entre os municípios beneficiados no estado do Rio estão: Volta Redonda, São João do Meriti, Belford Roxo, Campos, Duque de Caxias, Magé, Macaé, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Gonçalo.
O programa atua tanto na prevenção, como na segurança pública e na reinserção do dependente químico à sociedade. De acordo com Emília, é indispensável ao município. “Estamos com outras frentes de trabalho, mas se conseguirmos trazer o programa para nossa cidade será um avanço”, garantiu a coordenadora da Compod. O secretário municipal de Ordem Pública, Ebison Diettrich, explicou que o consórcio já encaminhou a solicitação de inclusão ao programa para o Ministério da Justiça e aguarda uma resposta. “É mais uma possibilidade real de ações contra o uso de drogas em Barra Mansa. Além desse programa nossa intenção é implementar diversas ações ao longo do ano para evitar que nossos jovens entrem nesse mundo”, ressaltou o secretário.