Deputado Carlos Macedo defende transparência e combate à corrupção
Fiscalização e transparência deram o tom do discurso do deputado estadual Carlos Macedo (PRB), em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira(27). Durante o seu pronunciamento, o parlamentar ressaltou a importância de ações como o recente levantamento, divulgado nesta semana pelo Ministério Público Federal, que listou o ranking da transparência nos portais dos municípios do Rio. Ele defendeu que os dispositivos que disponibilizam dados de execução do orçamento servem como inibidores dos atos de corrupção.
“Parabenizo aos municípios de Niterói e Queimados, que ficaram em melhor posição no ranking, apesar de terem deixado alguns aspectos do que a pesquisa se propôs a aferir. Sem sombra de dúvida, a transparência é a melhor ferramenta no combate à corrução em nosso país”, afirmou o deputado para, em seguida, lamentar a posição de sua cidade natal, São João de Meriti, 60ª posição no ranking.
“Irei à Câmara Municipal conversar com o meu amigo, vereador Dejá, pessoa muito engajada nessa causa. Quero saber o que a Casa parlamentar de São João de Meriti anda discutindo e quais as direções serão tomadas para que aquele município e seu povo recebam serviços públicos de qualidade e mais informações por meio de uma rede de transparência”, disse.
Carlos Macedo também conclamou os colegas a continuarem se posicionando quanto às medidas do Executivo que podem ir contra os interesses da população. O parlamentar citou a moção dos deputados da Alerj em repúdio ao secretário Estadual de Saúde, Felipe Peixoto, contra a interdição, pelo governo, da Maternidade Nossa Senhora da Glória, em Belford Roxo.
“Se o Poder Legislativo não continuar se posicionando, vai começar a parecer que os parlamentares são responsáveis por todas as mazelas, por todo descaso que possa ocorrer na prestação dos serviços públicos”.
E reiterou: “Estamos mergulhados em uma crise econômica, política, ética e moral no país, e as pessoas não toleram mais essa situação. Torço para que possamos sair dessa situação, sobretudo na saúde e na segurança pública, porque é um sofrimento para todos e é uma obrigação para nós, parlamentares. Nós não podemos e não vamos nos eximir nunca de nossas responsabilidades. É isso o que somos, representantes diretos do povo”.
Assista aqui:
Por Maria Emília Hauari
Ascom deputado Carlos Macedo