Campanha de Vacinação contra o HPV para meninas
O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e as mucosas e pode causar câncer do colo do útero. Todos os anos, a doença afeta 15 mil mulheres, por isso, como forma de prevenção, o Ministério da Saúde
orienta as meninas de 9 a 11 anos a receberem a vacinação gratuitamente nas unidades de Saúde do SUS ou no período de vacinação nas escolas.
Esta vacina protege contra os HPVs dos tipos 6, 11, 16 e 18. Para as adolescentes serem imunizadas são necessárias três doses. A segunda dose da vacina será administrada seis meses após a primeira. A terceira dose será administrada cinco anos após a primeira também nos centros de saúde.
As meninas de 11 a 13 anos, que deixaram de receber a vacina no ano passado, também podem procurar os centros de saúde para se imunizarem.
Documentos necessários
É necessário levar o cartão de vacinação e um documento de identificação. Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção contra o HPV e o câncer de colo do útero. No entanto, ela não substitui o exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo Papanicolau anualmente.
Fonte: Ministério da Saúde.