Aprovado projeto da deputada Tia Ju que propõe detecção precoce do câncer por meio de testes genéticos
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, na última terça-feira (09/04), em segunda discussão, o Projeto de Lei 2.516/23, da deputada estadual Tia Ju (Republicanos), que propõe a implementação de teste genético para detecção precoce do câncer por meio de rastreamento e testes genéticos em pessoas com idade superior a 35 anos.
A prioridade na realização do teste é para familiares descendentes consanguíneos até o terceiro grau de pessoas que foram diagnosticadas com câncer; familiares, independentes de sua idade, e colaterais até o segundo grau de pessoas a qual foi diagnosticada o câncer; pessoas portadoras de doenças crônicas e pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. O exame deverá ser requisitado por um médico geneticista, mastologista ou oncologista.
Segundo o projeto, em relação ao câncer de mama, é preciso apresentar um laudo com histórico familiar de câncer de mama diagnosticado antes dos 50 anos, em dois parentes de primeiro grau ou três parentes até o segundo grau.
“Eu sempre digo que trabalhar a prevenção é qualidade de vida! Sabemos que o tratamento de câncer é caro, com demanda muito grande. O poder público tem dificuldade de atender a todos devido ao número exorbitante de tipos de câncer. O teste genético para detecção da doença possibilitará a prevenção, com isso, salvaremos vidas, otimizamos os recursos públicos, trabalharemos para que ocorra melhor qualidade de vida à população”, destacou a deputada.
O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.
Ascom Republicanos Rio de Janeiro