A crise dos valores éticos
Acontecimentos preocupantes têm afetado nosso dia a dia: o esgotamento de fontes de energia, a crise no abastecimento da água com possíveis desdobramentos no setor elétrico, a instabilidade econômica com aumento da inflação; reajustes de tributos, promessas e compromissos políticos em campanha eleitoral não cumpridos; denúncias de corrupção envolvendo autoridades públicas e setores empresariai; crescimento da violência expondo a impotência do estado em proteger o cidadão através de uma presença forte e marcante. Assim nos sentimos vulneráveis, inseguros e ansiosos frente a estas notícias e comentários no dia a dia. O estresse emocional atinge nossa mente tencionando nosso corpo, liberando adrenalina, cortisol, glicose substâncias químicas que nos preparam para enfrentar ameaças, mas que, por períodos longos e de maneira acentuada, podem causar hipertensão arterial, desencadear de maneira prematura diabetes do tipo 2, bem como doenças autoimunes. Além de gastrite, enxaqueca tensional, intensificar dores crônicas, fibromialgia…
É importante refletir com profundidade que a crise maior que vivemos é, acima de tudo, ética, crenças arraigadas de vantagem a todo custo, banalizar a corrupção, desrespeito com o bem público, falsas ideologias que justificam a quebra de valores de família e respeito pela vida, tëm abalado o alicerce de nossa sociedade. Precisamos cultivar crenças que enobreçam a honestidade, a justiça, a tolerância pela diversidade de opinião religiosa e política.
A revolução capaz de restaurar a sociedade nasce no coração do homem; a maneira como o homem público conduz as questões políticas e econômicas está intimamente ligada a forma como ele conduz a si mesmo e a sua família. Resgatar um clima emocional de segurança e bem-estar psicológico na sociedade brasileira implica o compromisso com a verdade e a coerência entre discurso e prática, rompendo o vale-tudo, pois somente a verdade da informação transparente, de homens públicos verdadeiramente envolvidos em projetos e teses que fortaleçam valores éticos tem o poder de libertar o homem deste clima de ansiedade, desconfiança e perplexidade que ronda nossa Pátria Amada.
Alexandre Rivero
Psicólogo Clínico, Especialista e Mestrado pela USP