Vereadora Tânia Bastos propõe ações que beneficiarão as mulheres
Preocupada com os altos índices da violência contra as mulheres, a vereadora Tânia Bastos (PRB-RJ) propôs, através de indicação legislativa, que a Secretaria Especial de Política para a Mulher – SPM Rio – reestruture melhor a rede de atendimento à mulher no prazo de 90 dias.
“Minha proposta se baseou na ação civil pública proposta à Justiça pela promotora Gláucia Santana que o dá prazo de 90 dias para reestruturação dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher, Casa-Abrigo e Deams, do Estado e da Prefeitura do Rio. Não podemos aguardar a convocação de um novo concurso, pois a demora pode custar vidas. É preciso medidas emergenciais para garantir a segurança da mulher carioca. Enquanto eu concedo esta entrevista aqui, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no nosso país”, afirmou a parlamentar e coordenadora do PRB Estadual Mulher – RJ.
Segundo levantamento do Instituto Sangari, nos últimos 30 anos, foram assassinadas no país cerca de 91 mil mulheres, sendo que 43,5 mil só na última década. Os dados estão em um relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher.
E não é apenas a violência física que as mulheres sofrem, mas também a psicológica. As principais proteções ainda são a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha e a assistência jurídica e psicológica oferecida pela Justiça.
ASCOM/PRB-RJ
Por Vanessa Santana
Foto: Divulgação