Vereador João Mendes de Jesus visita academia da terceira idade no Largo do Machado
O dia estava ensolarado, como os cariocas gostam; e o Largo do Machado, logradouro arborizado entre os bairros do Catete e do Flamengo, estava repleto de pessoas, de todas as idades, a transitar pelo famoso e tradicional largo da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Cercado por um vigoroso e diversificado comércio, o Largo do Machado é um dos pontos urbanos da Zona Sul que têm mais idosos Eles freqüentam o espaço e realizam suas caminhadas e passeios, além de resolverem os afazeres de rotina, como ir a bancos, ao supermercado, à farmácia ou simplesmente relaxar e se exercitar em uma academia da terceira idade.
O vereador João Mendes de Jesus (PRB), autor da Lei nº 5.244, que instituiu o sistema de Academias da Terceira Idade (ATI), bem como criou a Academia Carioca da Saúde e Envelhecimento Saudável, visitou neste fim de semana a academia do Largo do Machado. As Academias Cariocas da Saúde funcionam nas Clínicas da Família e servem, se necessário, como complemento do tratamento prescrito pelo médico ao idoso.
O propósito da visita do parlamentar é verificar se os idosos estavam satisfeitos com a academia, além de se dispor a ouvir críticas e sugestões para que o local de exercícios se torne cada vez um espaço melhor e voltado à saúde e às relações sociais das pessoas que envelheceram, aposentaram-se e necessitam ter uma melhor qualidade de vida.
“Estou satisfeito com o que vi aqui no Largo do Machado. Os aparelhos funcionam, estão em boas condições e os idosos freqüentam a academia da terceira idade. É muito bom ver isso e saber que muitos idosos deixaram de tomar remédios ou diminuíram bastante as dosagens de medicamentos após freqüentar as academias” — afirma João Mendes de Jesus.
O político republicano conversou com alguns idosos, dentre eles Geraldo Pedro dos Santos, de 89 anos, João Braga, de 87 anos e José Mário, de 72 anos. Todos eles elogiaram a academia da terceira idade, bem como os inúmeros aparelhos de exercícios físicos oferecidos pelo espaço. Um dos idosos reclamou, porque às vezes as crianças ocupam os aparelhos por considerá-los como se fossem brinquedos de um parquinho. “Mas tudo bem” — disse ele.
As Academias da Terceira idade e as Academias Cariocas da Saúde e Envelhecimento Saudável são consideradas como um projeto de estado e não de governo. Independente do mandatário e o partido que assumir a Prefeitura do Rio, o prefeito eleito, por força de lei, vai ter a obrigação de manter as academias intactas para que possam ser usadas pela sociedade carioca e, principalmente, pelas pessoas que se tornaram idosas.
Saiba mais sobre as academias:
· Existem mais de 100 Academias da Terceira Idade (ATI) no Município do Rio de Janeiro;
· As ATI funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h ás 19h;
· Profissionais de Educação Física e técnicos de Enfermagem orientam os idosos quanto aos exercícios e a intensidade adequada para cada indivíduo;
· Para integrar às academias e se cadastrar, a pessoa tem de ter mais de 40 anos de idade e apresentar a carteira de identidade e o CPF, além do atestado médico;
· Após preencher a ficha de inscrição, o idoso vai poder imediatamente iniciar suas atividades físicas e sociais, pois as ATI e as Academias Cariocas da Saúde são também pólos de integração e interação social.