Trabalho de Crivella em pesca e aquicultura é reconhecido pela Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro
O trabalho do ministro Marcelo Crivella para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura no Brasil foi reconhecido nesta quinta-feira (17) pela Bolsa de Gêneros Aimentícios do Estado do Rio de Janeiro. Crivella recebeu o troféu Empresário Serafim Pinto Nogueira como Personalidade Estadual de 2013. O prêmio homenageia empresas e lideranças que contribuíram com o setor alimentício no Estado do Rio de Janeiro.
Ao entregar o troféu ao ministro, o diretor presidente da Bolsa de Valores, José de Souza e Silva, lembrou o esforço de Crivella para equilibrar a balança comercial de pescados do Brasil. “O ministro tem mostrado que o nosso país tem condições de produzir pescado em quantidade suficiente para atender a crescente demanda do nosso mercado, sem precisar recorrer às importações”, explicou.
Crivella destacou, ao receber o prêmio, o projeto da Reforma Aquária brasileira, que segundo ele, com o uso das águas de domínio da União, pode alçar o Brasil à condição de maior produtor de pescado do mundo. “Não podemos aceitar que países com potencial muito menor que o nosso produzam muito mais pescados”, ponderou. O ministro ainda defendeu a importância do uso múltiplo da água como alternativa para fazer crescer ainda mais o potencial brasileiro. “Podemos aproveitar melhor a água usada na irrigação, elevando de forma considerável a nossa produção e reduzindo a importação, que no ano passado superou Us$ 1 bilhão”, acrescentou.
A Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro é o maior centro de comercialização de alimentos do país e a maior bolsa de alimentos da América Latina. Tem 62 anos de fundação e 900 associados.
Fonte: MPA