Tia Ju comemora a aprovação da Lei que torna a Feira de São Cristóvão Patrimônio Histórico
A Feira de Tradições Nordestinas de São Cristóvão, na zona norte do Rio, agora é Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do estado do Rio. O projeto, da deputada estadual Tia Ju (Republicanos) foi votado e aprovado pela Assembleia Legislativa (Alerj), teve a sanção do governador Cláudio Castro, e foi publicada na última quarta-feira (8), no Diário Oficial do estado.
Muito popular, a Feira de São Cristovão, como é conhecida, já era reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil. O local, com 37 mil metros quadrados, tem 700 boxes. Além da riqueza tradicional, o espaço reúne produtos típicos da região, artesanato, gastronomia variada, músicas típicas, com destaque para: forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu, entre outros, e que agrada quem frequenta ou visita o local.
“Estou super feliz com a sanção da minha lei, que torna a Feira de Tradições Nordestinas de São Cristóvão patrimônio histórico, turístico, cultural e gastronômico do estado do Rio. Eu sou madrinha da Feira. Nasci na Bahia, e quando aqui cheguei, sempre tive na feira um refúgio, com amigos e o tempero que lembra a minha terra. A Feira faz parte da história do Rio, já que o povo nordestino tem fortes laços e influência sobre a cultura e o território fluminenses”, disse a deputada Tia Ju.
Para o presidente da Feira, Luiz Carlos dos Santos, a aprovação da Lei é fundamental e um reconhecimento importante: “A criação da Lei é grande importância para todo o povo nordestino, principalmente para o feirante que ali desenvolve suas atividades, pois reconhece a importância que a Feira Nordestina representa no Rio de Janeiro”, afirmou.
Ascom Republicanos Rio de Janeiro
Fotos: Jessica Hartzeler