Termo de Cooperação visa garantir atenção integral à saúde de pescadores
A prorrogação do Termo de Cooperação assinado entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Ministério da Saúde (MS) visa fomentar a implementação de ações de atenção integral à saúde dos pescadores e aquicultores do Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A assinatura do documento ocorreu na tarde desta quarta-feira (29), durante o II Encontro Nacional dos Superintendentes Federais da Pesca e Aquicultura.
O acordo de cooperação promove ações específicas de atendimento das necessidades dos pescadores e aquicultores, através de monitoramento e prevenção de doenças recorrentes. Assim, será dada ênfase a tratamentos contínuos de atenção à saúde desses trabalhadores.
O ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, destacou que a saúde e o bem estar dos trabalhadores envolvidos no processo pesqueiro e aquícola brasileiro são prioridades das ações do MPA. “Haverá um diagnóstico dos acidentes e agravos relacionados ao trabalho e atividades realizadas na pesca artesanal, industrial e na aquicultura familiar”, afirmou o ministro.
Serão realizadas ainda palestras e oficinas aos trabalhadores para conhecimento dos direitos e deveres na busca da melhoria de sua saúde e segurança no trabalho.
Eduardo Lopes encerrou o evento, enfatizando que o Ministério da Pesca e o ministro são e sempre serão a favor do pescador e das causas do setor.